Menu
em

Matheus Costa deixa o comando do Operário

Foto: André Jonsson/OFEC

Matheus Costa não é mais técnico do Operário Ferroviário. O treinador que até então era o mais longevo da Série B não resistiu à derrota para o Vila Nova, por 2 a 1, pela 27ª rodada da competição nacional. O Fantasma está há sete jogos sem vencer e o trabalho da comissão técnica vinha sendo bastante questionado pela torcida alvinegra.

O comandante deixa o clube após 11 meses de trabalho. Neste período foram 63 jogos à frente da equipe, com 27 vitórias, 15 empates e 21 derrotas. O ataque marcou 69 gols e a defesa sofreu 55. O aproveitamento foi de 50,8%.

Com Matheus Costa, o Operário se recuperou na Série B da temporada passada, quando até flertou com a zona de acesso nas últimas rodadas. Foi semifinalista no Campeonato Paranaense, mas amargou eliminação para o arquirrival Londrina. Além disso, o time não avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, sendo derrotado pelo Coritiba.

Na atual Série B, o Fantasma largou bem, ficou na parte superior da classificação até a reta final do primeiro turno, quando passou a perder força. O último triunfo aconteceu há mais de um mês, contra o Vasco, na abertura do segundo turno. De lá para cá o clube viu a zona de rebaixamento se aproximar e o sonho de acesso ficar bem distante.

Comissão

Além de Matheus Costa, também deixa a comissão técnica o preparador físico Rodolfo Mehl. Já o auxiliar técnico Leandro Niehues permanece como funcionário do clube. A tendência é que ele comande a equipe contra o Náutico, sexta-feira (1°), pela 28ª rodada da Série B. A partida está programada para o Germano Krüger a partir das 21h30.

Deespedida

Ao anunciar que estava deixando o clube, Matheus Costa fez questão de dizer pelas redes sociais que a decisão ficou por conta da direção do Operário Ferroviário. Ou seja, dá a entender que não houve comum acordo. Tanto foi assim que ontem, após a derrota em Goiânia, o comandante havia mencionado que não pediria demissão.

Com 11 meses de trabalho, ele era o técnico mais longevo na Série B. “Há uma semana eu estava comemorando o fato de ser o técnico mais longevo. Hoje, por uma decisão do clube, me despeço depois de uma derrota em que jogamos bem, mas não conseguimos suportar a pressão com um jogador a menos”, publicou.

Matheus também colocou a culpa do desempenho ruim na perda sequencial de jogadores. “Não conseguimos manter o mesmo ritmo, principalmente após a perda de atletas, seja por contusão ou por saídas para outros clubes, inclusive atleta que hoje é um grande destaque na Série A”, comentou em referência ao centroavante Ricardo Bueno, que saiu para o Juventude.

O Operário ainda perdeu por contusão o zagueiro Rafael Bonfim, os meias Tomás Bastos e Leandrinho, além do atacante Jean Carlo. Matheus Costa, em contrapartida, não conseguiu encontrar soluções para os percalços e o Fantasma se tornou bastante previsível dentro de campo.

Na despedida, Costa ainda deu a entender de que o clube precisa de mais tempo para se consolidar na segunda divisão nacional. “Desejo toda sorte ao Operário para que chegue ao tão sonhado acesso à Série A do Brasileirão. Sabendo que para isso é necessária a consolidação do clube na Série B com muito trabalho e paciência”, finalizou.

Bastidores

A confirmação da queda de Matheus Costa veio às 13h37 desta quarta. No entanto, a reportagem obteve informações de que o treinador havia comunicado aos jogadores nos vestiários do Estádio OBA, em Goiânia, que não permaneceria à frente da equipe.

Boa parte do elenco se mostrou contrariado à decisão. Alguns jogadores desejavam a permanência do treinador e vinham elogiando o trabalho mesmo sem resultados positivos recentes.

O clima em Vila Oficinas é de abatimento em decorrência da má fase. Algo que vai precisar mudar com urgência, visto que o Fantasma está entrando na luta contra um rebaixamento que parecia improvável.

Lista de treinadores

Diante da saída de Matheus Costa, a reportagem elencou técnicos brasileiros que estão disponíveis no mercado desde julho e que poderiam vir a ser opções para o Operário. Na lista há nomes mais caros e experientes, assim como aqueles mais jovens, mas com passagens em clubes das principais divisões nacionais.

  • Rodrigo Santana (39 anos – ex-Confiança)
  • Coelho (38 anos – ex-Inter de Limeira)
  • Cláudio Tencati (47 anos – ex-Brasil)
  • Dado Cavalcanti (40 anos – ex-Bahia)
  • Hemerson Maria (49 anos – ex-Vila Nova)
  • Umberto Louzer (41 anos – ex-Sport)
  • Levir Culpi (68 anos – ex-Cerezo)
  • Guto Ferreira (56 anos – ex-Ceará)
  • Ney Franco (55 anos – ex-CSA)
  • Abel Braga (69 anos – ex-FC Lugano)
  • Lisca (49 anos – ex-Vasco)
  • Argel Fucks (47 anos – ex-Botafogo SP)
  • Marcelo Chamusca (54 anos – ex-Náutico)
  • Roberto Fernandes (50 anos – ex-Santa Cruz)
  • Eduardo Barroca (39 anos – ex-Atlético GO)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile