em

Matheus conquista primeiro lugar geral no vestibular 2020

Matheus tirou a maior pontuação do concurso (Foto: Fábio Matavelli)

As comemorações precisaram ser cercadas de cuidados, na tarde desta sexta-feira (28), quando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou o resultado de seu vestibular 2020 e do Processo Seletivo Seriado (PSS). A festa que normalmente ocorria diante dos cursinhos se repetiu, mas agora com constantes orientações sobre o uso de máscara, o distanciamento, e o esforço para não causar aglomerações.

O ponta-grossense Matheus Von Jelita Salina recebeu banho de tinta, foi coberto com farinha, atingido por ovos e teve o cabelo recortado a esmo por amigos. Ele foi o primeiro lugar geral, tendo registrado 6.420 pontos na prova – a maior pontuação da história do vestibular UEPG, e é aluno do Curso Positivo.

“Sempre estudei no Positivo e estamos aqui pra comemorar um pouquinho. Foi uma rotina pesada. Devido a essa pandemia a gente acabou estudando em casa, longe dos professores e colegas, com adiamento de muitas provas. Foi difícil, mas sempre persistindo e finalmente deu certo”, disse Matheus, na expectativa por uma comemoração em casa, com a família.

Matheus optou por cursar Medicina, curso para o qual também ingressa na UEPG com a maior nota. Assume assim a responsabilidade de cuidado com a população, algo que ficou bem claro ao longo dos últimos meses, quando a profissão se tornou ainda mais requisitada e vem mostrando todos os dias seu valor.

Saiba onde chegar

Matheus tem 18 anos e já havia sido aprovado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Universidade Positivo (UP). Ele diz que visualizar onde quer chegar é uma das técnicas que mais o ajudam. “Quando se tem um objetivo claro, fica mais fácil alcançar bons resultados. Tento trabalhar sempre nesses objetivos de alguma forma. Ou seja, quando eu não estava em aula ou estudando, estava sempre forçando minha memória com assuntos aleatórios e checando se eu havia compreendido tudo, explicando de novo para mim mesmo”, revela.

Sem lama

No Curso Positivo não houve programação de banho de lama. A direção preparou um Drive-Trote. A proposta foi comemorar com o aluno que passasse pelo local, mas sem o teor festivo que ocorreu em anos anteriores.

O diretor do Curso Positivo Ponta Grossa, Marcelo Assad, afirma que a decisão se baseia na segurança das centenas de pessoas, entre alunos, pais e amigos, que historicamente vão ao pré-vestibular comemorar. “Sentimos muita falta dos nossos alunos em 2020, quando as aulas foram on-line. É uma decisão difícil não realizar o banho de lama, uma festa tradicional que marca o sucesso do nosso aluno e da sua família. No entanto, não podemos deixar passar em branco o esforço, a dedicação e a vontade dos nossos alunos” disse Assad.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.