em

Maribel Krum vai deixar comando da GCM

Comandante da GCM, Maribel Krum. Foto: José Aldinan.

Bacharel em Direito, pós-graduada em Segurança Pública, comandante da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa (GCM), mãe e esposa. Esses são alguns dos adjetivos que podem ajudar a definir Maribel Krum, 56 anos, a primeira mulher a ocupar o comando da corporação. Apesar da discrição na vida pessoal, Maribel tem orgulho de seu pioneirismo e vê com satisfação o legado que deixa após 23 anos de serviço público municipal.

Leia também: Vereador de PG propõe Moção de Aplauso para o cantor Alexandre Pires

Comando da GCM

Nascida e criada em Ponta Grossa, Maribel é agente da GCM desde 2004. É servidora municipal desde o ano 2000, quando atuava na Ação Social (SOS), ainda na gestão do ex-prefeito Jocelito Canto. Enquanto guarda, Krum demonstrou talento nas áreas operacional e técnica, mas foi a aptidão administrativa e trato com as pessoas que levou a agente ponta-grossense a ocupar o cargo mais alto da corporação desde 2021, quando assumiu a função na gestão de Elizabeth Schmidt (PSD).
“Eu sou muito grata à prefeita Elizabeth, à secretária Tânia Sviercoski e outros servidores que ajudaram a me escolher e me confiaram este desafio. Ser a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal é algo que me deixa muito realizada e representa o reconhecimento do meu trabalho dentro da corporação desde que entrei para a GCM”, afirma.

Maribel posa em frente à galeria de comandantes da GCM, ainda não inaugurada. Foto: José Aldinan.

Resistências

Krum reconhece que a área da segurança pública ainda é dominada por homens, mas que isso não foi grande empecilho ao seu trabalho. “A gente sabe que esta área ainda é muito masculina e houve alguma resistência externa. Porém, eu tive a confiança das autoridades, tanto da gestão municipal, como o acolhimento das demais forças de segurança. O meu conhecimento técnico me ajudou muito”, comenta.
“O desafio é grande pelo tamanho da cidade, pela complexidade do trabalho. É diferente o que eu fazia como agente da GCM e o que eu faço como comandante da guarda. Tive que triplicar meu trabalho de proximidade, de policiamento comunitário e correr atrás de mais conhecimento do que já tinha. Em uma cidade que está completando 200 anos de história, não poderia fazer menos do que o meu melhor”, diz Maribel.

Saída e legado na Guarda Municipal

Maribel está de saída da GCM e do serviço público – entrou no plano de demissões voluntárias da prefeitura. No dia 27 de setembro acontece a passagem de comando para seu sucessor, ainda não divulgado. Ela deixa o município para se juntar à sua família – esposo e filha – que estão morando na região de Itajaí-SC. Além disso, a comandante está próxima de obter sua aposentadoria. Krum vai advogar em sociedade com a filha (formada em Direito pela UEPG), na área do Direito Ambiental.
Em cerca de três anos de comando na GCM, a agente acredita que algumas de suas principais marcas foram o aumento do patrulhamento móvel dos guardas nos bairros, bem como a introdução e o uso intensivo de tecnologia na atuação da corporação integrada às demais forças de segurança de Ponta Grossa.

“Antes os guardas ficavam em pontos fixos da cidade. Agora organizamos as equipes para realizar um patrulhamento móvel que amplia a presença da GCM nos diversos pontos do município. Foi assim que, por exemplo, conseguimos estar mais próximos das cerca de 90 instituições escolares de Ponta Grossa. Com os pontos fixos, nunca conseguiríamos realizar esta cobertura”, relata.
Segundo ela, o maior patrulhamento móvel aumenta a sensação de segurança do cidadão. Em muitos casos, o guarda que patrulha determinado local da cidade é também morador daquela região e conhece os munícipes, ampliando a confiança da população na GCM.

Tecnologia

No que tange à tecnologia, ela destaca o monitoramento em tempo real por câmeras, realizado a partir da sede da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, bem como tecnologias de monitoramento de veículos e cidadãos suspeitos. Menciona também o botão do pânico, usado em escolas e CMEIs, além de tecnologias para proteção de mulheres da violência doméstica.

Empatia com o cidadão

Ao comentar recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que as Guardas Municipais integram o Sistema de Segurança Pública, ela diz concordar e acreditar que quanto mais forças de segurança, melhor para a população. Ela, no entanto, defende a diferenciação entre os papéis das corporações com profunda integração e trabalho conjunto.

Gincana Princesa em Festa 2023

Esta reportagem integra conteúdo especial produzido pelo Diário dos Campos e portal DCmais, dentro da participação da 4ª Gincana Princesa em Festa, cumprindo a tarefa “Escrever e ilustrar a história de 5 importantes ponta-grossenses”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.