em

Maria Fumaça será cercada para evitar vandalismo

A Fecomércio contratou uma empresa para cercar a locomotiva, para evitar vandalismo no local (foto: José Aldinan)

A data para o transporte da Locomotiva Maria Fumaça 250, patrimônio histórico e cultural de Ponta Grossa, para a Estação Saudade ainda não tem uma definição. Porém, a Fecomércio contratou uma empresa para cercar a locomotiva, para evitar vandalismo no local.

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais conversou com o presidente do Sindilojas de Ponta Grossa, José Loureiro, que detalhou a decisão de cercar a Maria Fumaça. “Ela está deteriorada por conta da exposição do tempo e também pelo vandalismo que acaba ocorrendo no local. Então faremos que nem na Estação Saudade, será colocada uma grande para proteger e evitar que as peças dela sejam retiradas”, comenta.

Atualmente, a locomotiva fica no Parque Ambiental de Ponta Grossa e será colocada na Estação Saudade.

Transporte da Maria Fumaça não tem definição

O Sesc tenta contratar há alguns meses um seguro para que o transporte para a Estação Saudade seja feito de maneira adequada, porém, de acordo com Loureiro nenhuma empresa aceitou fazer o seguro. “As empresas dizem que não conseguem avaliar o quanto vale a locomotiva já que é um patrimônio histórico. Só que a empresa de transporte não aceita fazer a retirada sem o seguro”, enfatiza.

O que será feito então?

Loureiro explica que por enquanto a Maria Fumaça será cercada e deve receber uma obra de restauro onde ela está [parque ambiental]. Caso a Fecomércio/Sesc não consiga contratar o seguro, a locomotiva deve ficar no parque e não será removida.

Trâmite da locomotiva

A Locomotiva Maria Fumaça 250 foi concedida pela Prefeitura de Ponta Grossa ao Serviço Social do Comércio (Sesc) em novembro de 2023.

A Maria Fumaça foi utilizada por três décadas e desativada no início dos anos 1970. Instalada no Parque Ambiental, em frente à Estação Paraná (antiga Casa da Memória), a Maria Fumaça sofre com a ação do tempo, da falta de conservação e vandalismo.

Segundo o decreto de concessão, o Sesc será responsável pela restauração, conservação, exibição e divulgação da história ferroviária do município. A permissão do uso da locomotiva irá durar enquanto a cessão de uso da Estação Saudade estiver em vigor. As tratativas para a transferência da Maria Fumaça para o Sesc iniciaram em 2019.

Leia mais: Novo condomínio irá interligar dois bairros de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.