em

Maria Fumaça deve ter novo endereço em 2020

A Locomotiva 250, mais conhecida como Maria Fumaça, é um dos principais monumentos do Parque Ambiental, no Centro de Ponta Grossa. Neste ano, ganhou a restauração graças ao trabalho realizado por equipe do Exército Brasileiro. Agora, a intenção é mudar o local onde ela está instalada. No próximo ano, a Maria Fumaça deve deixar de ficar junto à Estação Paraná (imóvel sede da Casa da Memória) e ser deslocada até junto da Estação Saudade.

A informação foi confirmada pelo presidente do Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, durante o evento de entrega das obras de revitalização da Estação Saudade, convertida em unidade do Sesc. “Tão logo o parque de diversões deixe a área diante da estação, faremos a instalação dos trilhos e, depois, a maria fumaça será trazida para junto do Sesc Estação Saudade. É parte do resgate da história”, disse.

A intenção é unir a estação e a locomotiva, os dois principais bens ferroviários de Ponta Grossa, recentemente restaurados, em um mesmo espaço. Segundo Piana, a logística para o transporte da locomotiva ainda está em análise, mas a mudança de endereço é tida pelo vice-governador como certa.

Na sequência, a Estação Paraná deve ser o próximo imóvel de importância histórica das ferrovias a receber restauro. O acervo da Casa da Memória já foi transferido. As obras devem iniciar nos próximos meses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.