em

Mansão histórica é demolida em Ponta Grossa

Mansão Bezerra de Menezes estava desocupada há anos

Imóvel foi ao chão nessa segunda-feira (27) / Foto: José Aldinan

À medida que cresce o número de grandes edifícios em Ponta Grossa, a cidade também vê o desaparecimento de imóveis bastante antigos. Alguns deles, apesar da importância histórica, não são tombados oficialmente como patrimônio cultural, e nem recebem a manutenção necessária à preservação. Foi o caso da Mansão Bezerra de Menezes, que virou escombros nessa segunda-feira (27).

Mansão Bezerra de Menezes

O imóvel ficava na Rua Dr. João Cecy Filho, 223, no Centro. Há anos estava sem uso. No último dia 16, o DC publicou, em sua versão impressa, texto de autoria da pesquisadora Isolde Maria Waldmann.

Restos dos numerais que identificavam o endereço do imóvel, na João Cecy Filho, 223 / Foto: José Aldinan

No artigo, Isolde descreveu parte da história do imóvel que pertenceu à família do médico que dá nome à rua na qual a casa foi construída. Também mencionou que o imóvel estava sofrendo uma reforma, embora na realidade estivesse sendo demolido. A pesquisa faz parte da coluna Sherlock Holmes Cultura.

Edifícios tomam o lugar de imóveis de arquitetura antiga no município / Foto: José Aldinan

Segundo Isolde, “antigamente Ponta Grossa já foi cognominada ‘Capital da Caridade’, pois oferecia um clima propício e venefico para a germinação e o crescimento da fraternidade cristã”.

Mansão Bezerra da Silva, no Google Street View, em 2019

Foi nesse contexto que a Mansão Bezerra de Menezes serviu como abrigo a jovens carentes, desamparados e órfãos. A instituição espírita foi inaugurada em janeiro de 1958.

Confira abaixo o texto completo publicado no último dia 16:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.