Menu
em

Manifesto questiona mudanças em gestão da Biblioteca Pública do PR

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: Governo do Estado

O Observatório da Cultura Paranaense (OCP) divulgou um manifesto para questionar as mudanças que o Governo do Estado pretende realizar na gestão da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba. A OCP, entidade que congrega 36 associações culturais paranaenses, divulgou o documento na sexta-feira (26) 

Dentre as entidades que assinam o manifesto estão duas organizações de Ponta Grossa: a Associação Germânica dos Campos Gerais e a Academia de Letras dos Campos Gerais. Elas estão se mobilizando para que o manifesto da OCP ganhe volume e que a entidade faça parte do debate sobre a gestão da BPP a ser realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Leia também: Horário dos shows de águas dançantes no Lago de Olarias é alterado

Entenda o caso

 A Biblioteca Pública do Paraná, fundada em 1857, possui um regime especial de gestão que lhe permite autonomia financeira em suas atividades. Isso inclui a gestão do Sistema de Bibliotecas Públicas do Paraná. O artigo 57 do Projeto de Lei nº 497/22, em discussão na Alep, retira esta autonomia, o que é visto pelas entidades culturais com grande preocupação.

A partir da nova definição regulamentada por este projeto de lei, a gestão financeira da BPP não seria mais autônoma, subordinando a administração dos recursos da Biblioteca a uma secretaria de estado. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile