Menu
em

Manifestantes pedem melhorias no atendimento em saúde de PG

Manifestantes buscaram vereadores para expor reivindicações / Foto: José Aldinan

Pelo menos 30 pessoas se reuniram, na tarde desta terça-feira (23), em manifestação realizada diante da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ponta Grossa. Na pauta das reivindicações estavam temas relacionados ao atendimento em saúde na cidade. Com apitos e panelas, o  grupo fez bastante barulho diante da sede dos poderes Executivo e Legislativo.

Atendimento em saúde

Os cartazes que eles seguravam expunham duas pautas principais: o retorno dos atendimentos porta-aberta no Humai-UEPG (antigo Hospital da Criança) e a volta do transporte individual de pacientes para outros municípios.

Humai

No caso do Humai, os atendimentos porta-aberta foram encerrados em setembro, com a transferência de todos os serviços no local para a administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desde então, o atendimento infantil no antigo Hospital da Criança só ocorre por meio de encaminhamento médico ou transporte pelo Siate/Samu. A população tem como opções levar as crianças para atendimento em UBS mais próxima de casa ou na UPA Santa Paula.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Video-2021-11-23-at-16.18.29.mp4
Luiza Fernanda de Oliveira, uma das envolvidas no manifesto / Imagem: José Aldinan

Transporte de pacientes

No que se refere ao transporte de pacientes, em outubro a Fundação Municipal de Saúde começou a implantar um novo sistema, que tem como regra o transporte dos pacientes através de ônibus. Até então, a regra era o transporte individual. Pacientes e familiares de pacientes relatam que isso prejudica o atendimento e recuperação, porque torna as viagens mais longas e menos confortáveis.

Adequações

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais perguntou à Fundação Municipal de Saúde (FMS) se existe previsão de adequações nos atendimentos infantis e no transporte de pacientes.

A FMS informou que está acompanhando a situação e recebeu, na tarde desta terça-feira (23), representantes do Conselho Municipal de Saúde que estavam presentes durante a ação para discutir e apresentar as medidas que vêm sendo tomadas com vistas à ampliação dos atendimentos.

“Entre as situações apresentadas, a Fundação reforçou a orientação para que os responsáveis busquem, nos casos de baixa complexidade, as unidades básicas de saúde do Município para o primeiro atendimento e, caso  necessário, os devidos encaminhamentos”.

Além disso, o Município também apresentou as medidas que vêm sendo empreendidas no sentido de as UBS absorverem a demanda existente como, por exemplo, as ações voltadas à  viabilização de horários estendidos e a melhoria da estrutura atual dos espaços.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile