Menu
em

Manifestantes deixam cartazes e saem da praça da Catedral

Foto: José Aldinan/DC

Manifestantes de Ponta Grossa que voltaram a “armar acampamento” na manhã de hoje (9) na praça da Catedral deixaram os seus cartazes e saíram do local – pelo menos por enquanto.

Por volta das 10 horas da manhã a reportagem do DCmais esteve no local e verificou a presença de aproximadamente dez pessoas, três tendas e alguns cartazes pedindo intervenção militar. Agora, no início da tarde, quem passa pelo local já não visualiza mais nenhum manifestante, apenas os cartazes deixados em frente a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército Brasileiro.

A não existência de um acampamnto também foi confirmada pela Guarda Municipal. Em retorno enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal às 12h11, “o Município ressalta que, no momento, não há registro de acampamento na Praça da Catedral”.

“A Prefeitura informa que está acompanhando a situação e seus desdobramentos. Conforme determinação do STF, a desmobilização neste caso está sob responsabilidade da Polícia Militar, sendo o Município responsável pelo suporte dedicado à retirada dos materiais existentes no local”, diz o retorno.

Dissolução

Após a manifestação que terminou com depredação de prédios públicos dos Três Poderes ontem (8) em Brasília o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a desocupação total dos acampamentos postados em frente a quartéis do Exército em todo o país.

Os que insistirem, alertou o ministro, poderão ser presos em flagrante e enquadrados em pelo menos sete crimes diferentes. Saiba mais aqui: Após intervenção federal, Moraes manda acabar com acampamentos em frente a quartéis.

Diante desta decisão, a reportagem do DCmais entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), que gere a Polícia Militar do Paraná (PMPR), e com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), que gere a Guarda Municipal, questionando quais providências seriam tomadas em relação à nova manifestação na praça da Catedral.

Saiba mais aqui: Praça da Catedral volta a receber manifestantes em PG

Histórico

A praça da Catedral, por ficar em frente à unidade do exército, já foi palco de um acampamento que durou desde a semana após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais até a semana passada, após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há cerca de um mês a cidade ganhou repercussão nacional, inclusive, devido à realização de um casamento em meio ao acampamento. Relembre: Noivos se casam em acampamento diante de quartel em PG; veja vídeos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile