Menu
em

Mais de 170 professores vão disputar a eleição para diretores

Mais de 170 professoras e professores disputam os cargos de direção na rede municipal de educação. As famílias e toda a comunidade escolar têm até esta sexta-feira (3) para escolher em qual candidato votar para futuro diretor escolar. Os novos gestores irão dar seguimento no trabalho desenvolvido nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ponta Grossa pelo período de quatro anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas contabilizam 62 unidades onde há apenas uma candidatura e outras 16 unidades onde haverá disputa entre duas candidaturas. Haverá eleições em 78 escolas e 60 CMEIs.

“A SME destaca que todos os candidatos passaram por um curso de gestão escolar e foram aprovados em teste de conhecimentos, estando aptos tecnicamente à função. A eleição será realizada também em unidades onde há apenas uma candidatura, pois a votação é necessária para validar o processo eleitoral”, informou a nota encaminhada pela pasta.

A Educação ressaltou ainda que a participação dos familiares é de extrema relevância para o processo de escolha dos gestores das unidades escolares, “pois é comprovado que a maior participação das famílias na vida escolar traz um benefício direto ao aprendizado dos alunos”.

Candidatos

Dos 60 CMEIs onde haverá eleição, 44 registraram candidatura única e outros 16 terão o gestor decidido pelo voto de funcionários e comunidade. Destas, 14 unidades possuem duas candidatas, uma possui três e uma possui quatro candidatas. No total, 79 professoras se candidataram para a administração dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Eleitores

Segundo a Educação, podem votar cerca de 3,5 mil funcionários que estejam em atividade, nos locais onde exercem as suas funções. Também poderão votar os responsáveis pelos alunos, sendo contabilizado apenas um voto por família – em caso de haver irmãos no mesmo local, o voto será possível apenas uma vez. A SME não realizou uma projeção de votos em relação aos responsáveis, por haver muitas variáveis que inviabilizam a estatística.

A votação será presencial e a contagem dos votos será feita no mesmo dia. A divulgação oficial será feita após a homologação de cada processo, no dia 11 de dezembro. De 13 a 17 será realizada a transição dos mandatos onde for necessário e a posse será no dia 21.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile