em

Mais de cem mil IPTUs não foram pagos em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan/DC

Mais de cem mil IPTU de 2023 não foram pagos em Ponta Grossa. O dado foi repassado à Prefeitura Municipal a pedido da reportagem do DCmais.

Considerando o total de 181.580 cadastros que tiveram o imposto lançado neste ano, a inadimplência chega a 56,9% na cidade.

Daqueles que pagaram a primeira parcela em dia, dentro do prazo que foi até o dia 31 de março, quase um terço (32%) optaram pela quitação à vista – que ofertava 15% de desconto no valor do imposto -, enquanto que os outros mais de 53 mil decidiram parcelar o IPTU em 10 vezes. Para estes, o pagamento vai de março até dezembro.

Comparativo

Comparando com o ano passado, houve queda na inadimplência da primeira parcela do IPTU de Ponta Grossa. Enquanto que neste ano 56,9% dos cadastros ficaram devendo, em 2022 a taxa foi de 62,2%.

Aliás, 22%, ou seja, 53 mil cadastros, ainda não pagaram o IPTU referente ao ano passado.

IPTU Ponta Grossa 2023

Segundo a secretaria municipal da Fazenda, o IPTU 2023 conta com 180.269 cadastros em Ponta Grossa A expectativa é arrecadar mais de R$ 170 milhões, entre imposto e taxas.

Apenas a primeira parcela e opção de cota única foram impressas em boleto neste ano; as restantes devem ser emitidas pelo próprio contribuinte pela internet ou solicitadas pelo WhatsApp (42) 3220-1234 ou, presencialmente, na Praça de Atendimento da prefeitura municipal.

Quem identificou alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel pode solicitar uma revisão do imposto até o dia 30 de maio.

Pagamento

O pagamento pode ser feito nas instituições bancárias conveniadas (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas) ou via PIX, em qualquer banco ou no Portal do Cidadão da Prefeitura, usando o QR Code que acompanha o boleto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.