em

Mais de 72 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe

Ponta Grossa deverá vacinar um total de 72,8 mil pessoas contra o vírus da Influenza (H1N1), conforme levantamento do Ministério da Saúde baseado nas médias nacionais. A campanha terá início nesta quarta-feira (10) em todo o Brasil.

O número divulgado pelo Ministério da Saúde engloba o público-alvo da campanha que abrange trabalhadores da saúde; puérperas; idosos; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; professores e profissionais do sistema carcerário. A população a ser vacinada em Ponta Grossa é maior que no ano passado, onde a meta era vacinar 68 mil pessoas.

As doses da vacina contra a Influenza já foram disponibilizadas nos municípios. Somente para a 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa foram enviadas 48 mil doses. Mais de 129 mil pessoas deverão ser imunizadas nos 12 municípios que compreendem a 3ª Regional de Saúde.

"Em um primeiro momento, estas 48 mil doses que chegaram serão destinadas tão somente para vacinar as crianças e gestantes até o dia 22 de abril nos 12 municípios. Mas o Estado tem mais doses em estoque e irá disponibilizar para as regionais na medida em que o estoque for diminuindo", explicou Robson Xavier, diretor da 3ª Regional de Saúde.

Vacinação

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

Para tomar a vacina, o grupo prioritário deve comparecer às unidades com um documento com foto, cartão SUS, cartão de vacina, os professores com a declaração e os doentes crônicos com declaração do médico.

Ponta Grossa conta com 19 Unidades de Saúde que possuem salas de vacinação. A imunização ocorre das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, somente neste ano, já foram confirmados 11 casos da doença no estado, com quatro óbitos registrados. No mesmo período do ano passado, o Paraná registrou 18 casos da doença que resultaram em duas mortes.

 

Grupos prioritários a serem vacinados em PG

Idosos – 32.915

Crianças – 26.816

Trabalhadores de Saúde – 8.437

Professores/Educação Básica – 3.739

Gestantes ­- 4.005

Puérperas – 658

Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.