Neste domingo (3) será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. Em Ponta Grossa, foram realizadas mais de 6,6 mil inscrições. O exame segue no próximo domingo (10).
Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13 horas, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13 horas, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova.
Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado.
Em todo o Brasil, quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano. Desses, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.
Estudantes que vão passar pela experiência comentam sobre a expectativa para a prova. "É a primeira vez que farei o Enem. É uma prova mais focada em interpretação e acredito que é importante treinar para ganhar experiência. Além disso, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 20% das vagas para o Enem", destacou o estudante Henrique Borg, do 2° ano do ensino médio do colégio Sepam.
Eduarda Guarienti, 16 anos, que também está no 2° ano do Sepam afirma que a decisão pelo Enem foi a partir do incentivo dos professores. "Os professores sempre nos incentivam muito para fazermos o Enem como uma forma de termos uma noção de tudo. Estamos no segundo ano e, dessa forma, quando chegarmos ao terceiro já teremos passado por tudo isso", comenta.
"Vou fazer o Enem pela experiência, caso eu opte por tentar vestibular em uma faculdade mais concorrida. Além disso, vou testar os meus conhecimentos", disse Gabriel Hito dos Santos, 16 anos, aluno do 2 ° ano do Colégio Sepam.
Atenção
É importante estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para que possa ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição.
No dia do exame, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação.
Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado. A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.
Professor dá dicas sobre a prova
O professor de Biologia do ensino médio e pré-vestibular do Colégio Sepam, Luiz Frederico Petla, chamado pelos alunos de professor Frede, dá algumas dicas importantes para quem for fazer a prova do Enem neste final de semana.
QUADRO
Veja o que é permitido e proibido no Enem
O que é obrigatório levar para a prova
– Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
– Documento oficial de identificação, original e com foto.
O que é aconselhável levar para a prova
– Cartão de Confirmação de Inscrição
– Declaração de Comparecimento impressa.
O que é proibido
Borracha; corretivo; chave com alarme; artigo de chapelaria; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros; manuais; régua; óculos escuros; caneta de material não transparente; dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.