Menu
em

Mais de 52 mil pacientes aguardam por exames em 174 especialidades em PG

Foto: Fábio Matavelli

Por Luana Souza – DCMAIS

Em Ponta Grossa, 52.122 pacientes estão na fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por procedimentos em 174 especialidades. Entre as maiores demandas estão as consultas e exames na área de cirurgia geral com 1759 pessoas na fila, Dermatologia com uma fila de 3879 pacientes, Gastroenterologia com 1320, Oftalmologia com a fila de 4435 e, principalmente, Neurologia Adulta e Pediátrica que somam 3273 pacientes.

Os dados estão disponibilizados no site da Prefeitura de Ponta Grossa e foram atualizados no último dia 22 de dezembro. Outros números que chamam atenção estão as consultas pré-natal de risco intermediário com 414 mães na fila de espera. Exames como Ultrassonografias do Aparelho Urinário somam 1544 pacientes que estão no aguardo. Já para exames de Ultrassonografia de Órgãos estão 2089 pessoas na fila.

As filas de pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde, parcela da população que mais necessita e está propensa ao adoecimento, é uma realidade não somente em Ponta Grossa, mas também em todo o Brasil. Apesar das filas estarem relativamente altas, algumas especialidades estão praticamente zeradas como as consultas em Nefrologia Adulto e Pediátrica que somam 10 pacientes na fila, Ortopedia e Otorrinolaringologia, com 10 e 4 pacientes na fila respectivamente.

Gestantes

Na última semana, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que agendou todos os exames de Ultrassonografia Obstétrica e Mamária, zerando a fila de espera dessa especialidade no município. Somente a fila cumulativa de espera de mulheres para o ultrassom obstétrico chegou a 1657 no mês de outubro. Outras 258 mulheres aguardavam no mês de outubro para realizar a Ultrassonografia Mamária Bilateral.

De acordo com o protocolo municipal, cada gestante, classificada como risco habitual, deve realizar dois exames de ultrassom durante a gestação (o primeiro até 12 semanas e o segundo entre 24 e 28 semanas), estes são solicitados através do sistema de regulação e quando está marcada a data a própria equipe da UBS entra em contato com a gestante.

Além do ultrassom, as pacientes realizam exames laboratoriais, consultas com os médicos, enfermeiros e dentista, desde o primeiro mês até o final da gestação. Cada gestante conta com uma consulta por mês até as 32 semanas, quinzenal até as 38 semanas e semanal até a 41 semana. Todos contam com uma UBS de referência, de preferência a mais próxima da sua residência.

Especialidades

O próximo desafio da FMS é zerar as filas para outras especialidades. Segundo a pasta, as agendas já foram iniciadas para o Ultrassom de Tireoide, Próstata, Vias Urinárias, Transvaginal, Abdômen Superior e Articulações, além de ressonâncias e tomografias que, segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, o Estado não disponibiliza. “A intenção/expectativa é conseguir zerar o quanto antes”, informou a FMS.

Acesse

Os dados sobre as filas de espera por consultas e exames especializados estão disponíveis no endereço www.pontagrossa.pr.gov.br/fms/lista-de-espera.

***

Fila para atendimentos em neurologia passa de 3,2 mil pacientes

Atendimentos voltados às consultas e exames na área de Neurologia via SUS, que antes eram atendidos pelo hospital Bom Jesus, passarão a ser atendidos na Santa Casa de Misericórdia após assinatura de convênio entre a casa hospitalar e o Governo do Estado no valor anual de R 46,7 milhões.

A Neurologia é uma das especialidades com número alto de pacientes na fila de espera em Ponta Grossa, com mais de 3,2 mil pessoas que aguardam por consultas e exames. A espera por consultas nesta especialidade somam 2257 pacientes adultos e 927 crianças.

O convênio entre o Estado e a Santa Casa também prevê atendimentos nas especialidades de oncologia e cardiologia. Estas especialidades somam 18 pacientes oncológicos na fila de espera em Ponta Grossa e 280 que aguardam por consultas e exames na área da cardiologia. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile