em

Mais de 4 mil unidades consumidoras seguem sem energia em Ponta Grossa

O temporal que chegou ao Paraná, na tarde de terça-feira (30), deixou muitos estragos na rede elétrica da Copel.  Cabos rompidos,  postes quebrados,  árvores que caíram sobre a rede,  tudo isso provocou desligamentos em Ponta Grossa e em diversos municípios dos Campos Gerais.  

Desde a noite de terça, equipes de emergência da Copel estão trabalhando para restabelecer as redes elétricas o mais rápido possível. Ainda na manhã de quarta (1), cerca de 4 mil unidades de consumidoras continuavam sem energia. 

Na região, cerca de 112 mil unidades consumidoras foram prejudicadas.  Os municípios mais afetados foram Doutor Ulisses, Paulo Frontin, General Carneiro, Paula Freitas, Mallet, Porto Vitória, Guamiranga, Rebouças, Inácio Martins, Cruz Machado e Campina do Simão. Em todo o Paraná, foram 875 mil unidades sem luz, sendo quase dois terços na região Leste do estado. 

De acordo com a Copel, 400 equipes de serviços estiveram em campo para atendimento das ocorrências, com o reforço de turmas de manutenção e construção de redes. A região Leste concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região Oeste há 1.610 ocorrências para atendimento das equipes, no Centro-Sul são 918, enquanto no Noroeste há 434 serviços, e no Norte, 174.

Causas

A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.

A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.