Ponta Grossa recebeu 4.473 inscrições de estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número é menor que o registrado em 2020. No ano passado, foram 7.985 inscritos. As provas serão aplicadas em dois finais de semana em todo o Brasil. A primeira etapa será neste domingo (21) com questões objetivas de linguagens, ciências humanas e redação. A segunda etapa será no dia 28 de novembro e terá questões de matemática e ciências da natureza.
A abertura dos portões será às 12 horas e o fechamento às 13h. O início das provas está marcado para às 13h30 e os candidatos terão até às 19 horas para concluir as questões do primeiro dia. Até o início da tarde de ontem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal, responsável pela realização do exame, não havia divulgado os locais de prova em Ponta Grossa. A solicitação foi feita pela reportagem do DC.
Os candidatos, no entanto, podem acessar os seus locais na Página do Participante, site do Inep, a partir do seu login e senha. Com o cartão de confirmação do Enem, todos os inscritos podem consultar o seu endereço de prova e conferir outras informações. (Veja QR Code). Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) adiantou que não será local de prova este ano. Segundo a universidade, a decisão foi da coordenação do Enem.
Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa informou que não há previsão de bloqueio de ruas nos dias de prova, mas informou que a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) está realizando alguns ajustes nos horários do transporte coletivo. As informações devem ser divulgadas na sequência.
Paraná
No Paraná foram contabilizadas 134.605 inscrições para o Enem, incluindo a modalidade impressa e digital. Apenas as cidades de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá vão oferecer a segunda modalidade. Em todo o Brasil, foram 3.109.762 de inscritos.
O exame é usado para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Professor de História orienta alunos sobre como lidar com o nervosismo
Para fazer uma boa prova, os candidatos devem estar calmos, pois a maratona dura mais de cinco horas. Jakson Carlos Baniski, professor de História no Curso Positivo Master de Ponta Grossa, disse que a principal orientação aos alunos é ‘manter o foco’. “Os estudantes devem ter a consciência de que estão preparados em termos de conteúdo e, neste momento, é hora de manter o foco e a concentração para fazer uma boa prova, pois são cerca de 90 questões”. Acrescentou que “a média de tempo de resposta de cada deve durar cerca de três minutos.
Estar alimentado e bem hidratado é outra dica importante do professor. “É preciso reservar um tempo para descansar e estar bem alimentado no dia da prova. Nada pode ser novidade para o aluno, pois isso pode gerar intranquilidade. Mas, como eles já fizeram simulados ao longo do ano, já vivenciaram situações parecidas”. Outra dica é passar em frente ao local de prova um dia antes para não correr riscos de atraso no dia seguinte.
Ansiedade
Segundo a psicóloga e neuropsicopedagoga Alessandra Augusto, não é preciso se assustar, pois ter um pouco de ansiedade, mão gelada, frio na barriga, antes de um exame como Enem é normal. Já a professora Georgya Correa ensinou como respirar para aliviar a ansiedade.
“Preste atenção na respiração. Inspire em quatro segundos, segure o ar por dois segundos e solte o ar em quatro segundos. Repita essa respiração algumas vezes. Preste atenção em cada parte do corpo, começando pelo dedo do pé e, devagar, vá subindo até o topo da cabeça. Pense que cada parte está relaxando. Por fim, imagine uma luz dourada envolvendo todo o corpo”, sugeriu.