em

Mais de 4 mil alunos farão a prova Saeb em Ponta Grossa

Mais de 4,2 mil alunos dos quintos anos das 85 escolas municipais de Ponta Grossa vão participar do teste do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece de terça (29) a segunda-feira (4), em todo o Brasil. O resultado obtido no teste é um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada cidade. Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), todas as escolas e alunos estão mobilizados para um bom desempenho.

As datas da prova de cada escola e a organização são papel do Instituto Anísio Teixeira (Inep). Desde a divulgação do índice atual da Secretaria de Educação, em 2018, os professores estão mobilizados para avançar na nota – que atualmente é de 6,3 e já está acima da projeção para o município.

Segundo a pasta, todas as escolas, além de prepararem os estudantes com os conteúdos curriculares, organizaram simulados e mobilizaram alunos e comunidade.

“A avaliação será o resultado de todo o trabalho das escolas, com suas equipes gestoras e professores, em parceria com a SME. Neste ano de prova nós aproximamos as escolas, desde a formação dos professores, com um amplo programa de trabalho com as crianças a partir do currículo, iniciando com a avaliação diagnóstica no início do ano, com avaliações periódicas e atividades simuladas. Com isso, também tivemos tempo de redimensionar ações e trabalhar com os alunos com mais dificuldade”, comenta Simone Neves, supervisora de gestão pedagógica e de ensino e secretária interina de Educação.

"Mais importante que uma nota, é que o resultado vai representar que os alunos que saírem do quinto ano estarão em condições efetivas de continuar bem com as avaliações e o desempenho no sexto ano em diante", destaca a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Mobilização

Na reta final antes da prova, todas as escolas organizaram conversas com pais de alunos, demonstrando a importância da participação deles no processo. Os alunos também foram envolvidos para que sintam-se confiantes na hora da prova.

“Quando família, escola e comunidade se unem, não tem como dar errado”, resume a diretora Ivone Aparecida Kmiecih, da Escola Municipal Major Manuel Vicente Bittencourt, na Vila Santana.

Entre as ações da escola, os alunos organizaram uma caminhada pelo bairro, conversaram com os moradores e explicaram que o objetivo era mostrar a relevância da prova e pedir apoio e a torcida da comunidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.