em

Mais de 15 mil doses serão entregues à 3ª Regional; 8,4 mil para PG

O Paraná recebeu 309,2 mil novas doses de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (29). Os imunizantes fazem parte do 15º lote composto por 303.000 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, e 6.200 doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac.

Do total de doses, 15.030 serão entregues para os municípios da 3ª Regional de Saúde e outras 8.445 para a cidade de Ponta Grossa. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR).

As vacinas chegaram ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 10 horas de quinta e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Os imunizantes começaram a ser distribuídos na manhã de sexta-feira (30) para as 22 Regionais de Saúde. Segundo a Sesa-PR, a 3ª Regional de Saúde se encarregou de buscar as doses diretamente no Centro de Medicamentos.

Para Ponta Grossa, foram entregues 8.275 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz e 170 doses da Coronavac/Butantan. A 3ª Regional de Saúde recebeu 14.720 imunizantes da Astrazeneca e 310 da Coronavac.

Destinação

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que toda a remessa recebida no Paraná é destinada às primeiras doses de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento. As doses da Coronavac são todas indicadas a pessoas de 60 a 64 anos. São 5.581 doses para o grupo, o equivalente a 1% do total de pessoas da faixa etária. As demais recebidas são destinadas à reserva técnica.

As vacinas da Covishield, por sua vez, são destinadas a dois grupos prioritários: além de 48% do total de idosos entre 60 e 64 anos, abarcados por 270.380 doses, mais 2.277 doses são indicadas a 6% do total de trabalhadores das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas. As doses restantes também são armazenadas como reserva técnica.

Pfizer

Além da Coronavac e Covishield, as vacinas fabricadas pela farmacêutica norte-americana Pfizer devem integrar o esquema de vacinação do Paraná a partir da próxima semana. Um primeiro lote de um milhão de doses do imunizante está previsto para chegar ao Brasil nesta sexta-feira (30). O acordo de compra da fabricante com o governo federal prevê a entrega de um total de 100 milhões de vacinas ao País. Inicialmente, as doses desse imunizante vão ficar concentradas nas capitais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.