em

Mais 100 voluntários se mobilizam na produção de máscaras

A associação de voluntários Brasil Sem Frestas, de Ponta Grossa, está com 100 pessoas mobilizadas na fabricação de máscaras cirúrgicas a serem destinadas para hospitais, unidades de saúde e delegacia da cidade. O projeto é voltado a revestir casas das famílias carentes com caixas de leite, no entanto, precisou parar por esses dias em decorrência da pandemia do coronavírus. Ainda com o propósito da solidariedade, os voluntários se mobilizaram para a produção dos itens necessários para a área da saúde.

"Sou enfermeira sanitarista e trabalhei muito quando ocorreu o surto da gripe H1N1. Quando começaram os casos suspeitos do coronavírus, eu já previa essa situação caótica da falta de materiais em todo o país. Por isso, me reuni com duas colegas e começamos a confeccionar as máscaras", explica a enfermeira Evelyn Liber Nogueira, voluntária e coordenadora do Brasil Sem Frestas.

Em menos de uma semana, o projeto já estava com 100 voluntários que ajudaram na produção de duas mil máscaras que serão entregues para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. "A nossa meta é produzir 50 mil máscaras e seis mil aventais em 15 dias", destaca.

As máscaras cirúrgicas são feitas de material TNT com tripla camada para aumentar a proteção dos profissionais. "A China usou tudo o que pôde, até galão de água na cabeça da população, para conseguir controlar a doença, tudo com extremo cuidado e disciplina. Por isso, estamos doando o nosso tempo, a nossa saúde, deixamos a nossa família para fabricar as máscaras com todo rigor e cuidados necessários", comentou a coordenadora.

Proteção

As máscaras produzidas pelo Brasil Sem Frestas é a mesma utilizada pelos hospitais e deve ser trocada a cada três horas ou antes também caso venha a sujar com material biológico, como sangue e saliva, por exemplo. "Muitos estão falando que as nossas máscaras não são eficazes e isso atrapalha o nosso trabalho. É uma mentira. O nosso material é o mesmo utilizado nos hospitais e ainda mais eficaz, por ser triplamente revestido", diz Evelyn.

Imprensa

Os jornalistas do Jornal Diário dos Campos também foram contemplados com máscaras na tarde de terça-feira (24). "Vocês da imprensa são linha de frente, trabalhadores que não podem parar, trazendo notícias pra nós. Por isso, fornecemos as máscaras com maior carinho. Vocês estarão protegidos não somente pelas máscaras, mas também por Deus", finalizou Evelyn.

Doações

A Brasil Sem Frestas pede ajuda com doações de elástico fino, TNT e TNT do material mais grosso para os aventais, além de álcool em gel para as costureiras, fios e agulhas. O projeto foi contemplado com materiais do Rotary Club Sabará. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo número (42) 99909-3365.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.