em

Maioria dos deputados da região mudou de partido

Fotos: Arquivo DCMAIS

Dos deputados de Ponta Grossa na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado (Alep), a maioria mudou de partido durante a janela partidária – prazo que os deputados têm para trocar de partido político sem perder mandato por infidelidade partidária – e que termina nesta sexta-feira (1°).


Entre os deputados federais, Sandro Alex, – que estava licenciado do mandato para ocupar o cargo de secretário estadual de Infraestrutura e Logística –, foi o único que permaneceu no PSD, grupo político do governador Ratinho Junior. Enquanto isso, Aliel Machado decidiu se desfiliar do PSB para se filiar ao PV. Já a deputada federal e pré-candidata ao Senado, Aline Sleutjes, decidiu deixar o União Brasil e ingressar no Pros.


Entre entre os deputados estaduais de Ponta Grossa, Mabel Canto decidiu sair do PSC para ingressar ao PSDB. Plauto Miró, por sua vez, embora não tenha efetivamente mudado de partido ao qual era filiado, o DEM, a sigla uniu-se ao PSL e agora é denominada União Brasil.

Prazo

Além do fim da janela partidária marcada para esta sexta-feira, sábado (2) – exatos seis meses que antecedem o primeiro turno das eleições – termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público; e também é a data limite para que os eventuais candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer. Esse também é o dia-limite para que candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.

LEIA NO DCMAIS: Ponta Grossa tem 1.293 eleitores com 16 e 17 ano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.