em

Mães protestam após morte de criança com meningite

Rhuan Miguel estava internado no Humai e faleceu no dia 19 de junho

Mães de crianças atendidas por um CMEI no Bairro Contorno, em Ponta Grossa, fizeram um protesto, na manhã dessa segunda-feira (27). Diante da instituição, elas cobraram providências do poder público após a morte de um aluno, por meningite, no último dia 19. Sem maiores informações, o temor da mães é que possa estar em curso um surto da doença.

O pequeno Rhuan Miguel Muller Amâncio, 3 anos, faleceu no dia 19 de junho, em Ponta Grossa, e sua morte gerou comoção na última semana. De acordo com a mãe do menino, Paola Muller, o filho começou a apresentar sintomas como febre, dor de barriga e dores nas pernas no sábado, dia 18. Ele foi levado para a UPA Santa Paula e, por conta da gravidade do quadro, precisou ser encaminhado para o Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai), mas faleceu na tarde do dia 19 de junho.

A mãe contou que recebeu apoio do CMEI e foi orientada a tomar medicação pelas equipes de saúde do Município. “As professoras foram no velório dele e a Saúde receitou remédios para tomarmos”, disse, afirmando que o diagnóstico foi de meningite.

Rhuan Miguel foi velado em sua própria casa e sepultado no dia 20 de junho no cemitério São Sebastião.

Vacina

No último dia 23, o Município publicou nota informando a abertura de agendamento da vacina meningocócica C (Conjugada) para profissionais de saúde. No dia 24, nova publicação destacou a necessidade de que crianças de 5 até 10 anos ainda não vacinadas devem receber a vacina, que protege contra meningite.

Medicações

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, que informou, por meio de nota, ter dado “início a todas as medidas necessárias, seguindo o manual de vigilância em saúde (…), incluindo o fornecimento de medicações de bloqueio para todos os que tiveram contato com a criança acometida pela doença, bem como a orientação dos responsáveis”, e que segue monitorando a situação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.