Menu
em

Mabel Canto elege 5 vereadores; Professora Elizabeth terá 8 aliados

Na próxima legislatura serão 19 vereadores na Câmara de Vereadores de PG

Professora Elizabeth (PSD) e Mabel Canto (PSC) disputam no 29 de novembro o segundo turno das eleições municipais para definir quem será a próxima prefeita de Ponta Grossa pelos próximos quatro anos. E, para governar a próxima prefeita precisará contar com o apoio do Legislativo, quem analisa e aprova os projetos de lei apresentados pelo Executivo.

Neste sentido, os ponta-grossenses que foram às urnas no dia 15 de novembro para escolher os 19 vereadores que ocuparão as vagas para a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa escolheram por renovar praticamente a metade do Legislativo municipal. Das 19 cadeiras, oito serão ocupadas por parlamentares que nunca antes haviam ocupado um mandato na Câmara.

E, conforme o resultado das urnas no último domingo a expectativa é que a Professora Elizabeth, caso seja eleita, conte com uma base de apoio de oito vereadores, enquanto Mabel Canto deve contar com apoio cinco vereadores eleitos. Embora no pleito de 2020 tenha sido proibida a coligação para a eleição proporcional, na disputa majoritária, a coligação ‘Somos todos Ponta Grossa’, encabeçada por Professora Elizabeth – e que tem como candidato a vice o Capitão Saulo (PSD) – foi formada pelo PSD, PV, Avante e PSDB. Na Câmara, estes partidos serão representandos, a partir de 2021 pelos vereadores reeleitos Paulo Balansin, Divo e Daniel Milla, pelo PSD; por Filipe Chociai e Léo Farmacêutico, eleitos para o primeiro mandato, ambos pelo PV; Pastor Ezequiel, que foi reeleito pelo Avante, pelo PSDB, a representatividade será pelo vereador Felipe Passos, também reeleito, e Dr. Erick, que exercerá o primeiro mandato.

Enquanto isso, Mabel Canto deve contar, pelo menos na teoria, com o apoio de cinco vereadores eleitos. Concorrendo à prefeitura de Ponta Grossa ao lado do candidato a vice-prefeito Pietro Arnaud (PSB), a coligação ‘Ponta Grossa em primeiro lugar’, é formada pelo Podemos, PSC, PSB, Cidadania, PDT e PP. Assim, entre os vereadores eleitos, Mabel deve contar com o apoio de Joce Canto, irmã de Mabel, eleita pelo PSC; além dos vereadores do PSB, o reeleito Geraldo Stocco, além de Ede Pimentel – eleito para o primeiro mandato – e Izaías Salustiano. Embora não integre a lista de partidos coligados, em listagem divulgada pela Justiça Eleitoral, a expectativa é que o vereador eleito pelo MDB, o ex-vereador e ex-secretário municipal de Assistência Social Julio Küller, também integre a base de apoio de Mabel, já que ao longo da campanha, em diversas situações ele declarou apoio a Mabel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile