Menu
em

Live: “concreto é a pavimentação do futuro”, afirma secretário de PG

Foto: José Aldinan

O jornal Diário dos Campos e portal DCmais receberam, nesta segunda-feira (10), o secretário de Serviços Públicos de Ponta Grossa, Eduardo Marques. O assunto principal foi a pavimentação.

Leia mais: PG abre licitação de R$ 31,2 milhões para recapeamento de ruas

Marques defende o concreto é o “tipo de pavimentação do futuro” pela sua durabilidade e já está sendo aplicado em algumas regiões da cidade como Distrito Industrial e Estrada do Alagados. Em breve, também será aplicado na Rua Toledo, bairro Chapada, importante ligação entre bairros. “O concreto já é muito usado na Europa e nos Estados Unidos. Tem menos manutenção e preço mais baixo, porém, a execução da obra do início ao fim é mais demorada na comparação com outros tipos de pavimento, como CBUQ [o mais comum e que tem como base o petróleo] e pedras”, explicou. De acordo com ele, diferente desses tipos de pavimento, o concreto não sofre deflexões, ou seja, aquelas partes tortas do asfalto.

Asfalto sobre pavimento

Marques também comentou sobre a colocação de asfalto sobre ruas já pavimentadas com poliedro ou paver. “É uma escolha técnica e feita sobre vias muito antigas e que sempre têm problemas. Para a manutenção de vias em pedras a mão de obra é muito grande e recorrente”.

Para ele, a pavimentação é a solução para resolver os problemas das ruas em Ponta Grossa. “É um custo muito mais caro, mas resolve 100%”, garante.

Além de verificar a demanda que chega pelo telefone 156 – para o qual as pessoas podem e devem ligar -, a Secretaria também mantém equipes diárias para verificar as necessidades tanto no Centro quanto nos bairros.

Alguns números da Secretaria

+ 30% é a valorização de um imóvel com rua asfaltada

10 a 15 vistoriadores diários de pavimento

70 mil atendimentos feitos em 3 anos e meio

40 equipes diárias atuando em pavimentação, patrolamento, galerias, meio-fio e iluminação

9 é número de regiões em que a Secretaria divide a cidade

Confira:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile