em

Live: revisão do Plano Diretor será votada pela Câmara de Vereadores

Foto: José Aldinan

Desde que foi promulgado, em dezembro de 2022, o Novo Plano Diretor de Ponta Grossa vem sofrendo muitas críticas. Formado por um conjunto de leis municipais, o Plano acaba de passar por uma revisão do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) e deve sofrer mudanças em breve.

Este foi um dos assuntos da entrevista concedida nesta sexta-feira (14) pela presidente do CDEPG, Priscilla Jaronski, ao jornal Diário dos Campos e Portal DCmais. De acordo com ela, as alterações ao Plano Diretor já foram apresentadas à prefeita Elizabeth Schmidt (União), que as transformou em três projetos de lei que já estão em trâmite na Câmara Municipal.

Entre os grandes problemas do atual Plano Diretor, está a limitação de território, o que prejudica o potencial construtivo. Por exemplo, ruas em que não se permite abertura de comércio e locais onde os edifícios não podem superar uma quantidade determinada de andares. “Isso afeta a empregabilidade e até programas habitacionais”, explicou Priscilla.

Masterplan

Priscilla falou ainda sobre o Masterplan, que é um planejamento estratégico para Ponta Grossa até 2043, concluído no fim do ano passado. O Masterplan é composto por um diagnóstico com diversos dados e informações de Ponta Grossa em relação a várias áreas como saúde, educação, segurança, e um mapeamento com mais de 500 páginas. A presidente ressalta que qualquer pessoa pode se beneficiar desse plano, desde grandes investidores até o pequeno empreendedor.

Conheça o Masterplan acessando o site: https://cdepg.org.br/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.