em

Vídeo: Leandro Ribas fala sobre os 70 anos do Parque Vila Velha

Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, conversou com a equipe do jornal Diário dos Campos e portal DCmais (foto: José Aldinan)

O primeiro parque estadual do Paraná comemorou, no dia 12 de outubro, 70 anos. O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, é administrado pela Soul Vila Velha desde 2020, em regime de concessão pelo Governo do Estado.

Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, conversou com a equipe do jornal Diário dos Campos e portal DCmais na manhã desta terça-feira (17) e contou sobre o funcionamento do parque, principais atrativos para o público e expectativa de público até o final do ano.

O parque se destaca pelos arenitos como a famosa taça, furnas, trilhas, mata e a Lagoa Dourada, em uma área de mais de 3 mil hectares de preservação ambiental. De janeiro a setembro deste ano, o Parque Estadual de Vila Velha já recebeu mais de 63 mil visitantes.

“A expectativa para 2023 é chegar entre 85 mil a 90 mil visitantes no ano. Recebemos muitos visitantes das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo, além de muita excursão de Santa Catarina, do interior do do Paraná também, Norte, Oeste do Estado”, explica.

Visitação

O parque abre de quarta a segunda-feira, das 9 às 17h. “Recomendamos que os visitantes cheguem ainda pela parte da manhã para fazer um passeio completo e conferir todos os nossos atrativos”, comenta Ribas. Os ingressos para o Parque Vila Velha podem ser adquiridos de forma online.

Os visitantes ainda podem comprar ingressos para a tirolesa, arvorismo, cicloturismo e a caminhada noturna. A programação das atividades e preços estão no site do parque.

Concessão

Vila Velha é pioneira também em relação a um novo formato administrativo implementado pelo Instituto Água e Terra (IAT) a partir de 2019. O contrato de concessão de áreas do parque estadual para a empresa Eco Parques do Brasil S/A foi assinado em fevereiro de 2020.

O acordo prevê investimentos em serviços de apoio à visitação, turismo sustentável e recreação. O prazo de exploração é de 30 anos, com a gestão ambiental seguindo sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio do programa Parques Paraná.

Pelo contrato, o investimento projetado em infraestrutura é superior a R$ 15 milhões ao longo do período de concessão, além de a empresa ter de 15,2% da receita bruta operacional aos cofres públicos em troca da exploração comercial.

Confira as principais atrações do Parque Estadual de Vila Velha

Arenitos: São os mais importantes atrativos do parque, com destaque para a famosa taça. O local está dotado de toda estrutura necessária para atendimento ao visitante, visando, com isso, minimizar os impactos negativos do uso público sobre um importante patrimônio geológico do Paraná.

Lagoa Dourada: A Lagoa Dourada, pela exuberante cristalinidade de suas águas e seus inúmeros cardumes de peixes visíveis a olho nu, é um atrativo de relevância, que incrementa a visitação do complexo.

Furnas: As furnas se destacam pela peculiaridade de sua formação e são locais propícios para o desenvolvimento de atividades integradas à natureza.

Natureza: A composição da vegetação natural caracterizada por campos que circundam os remanescentes de pequenos capões de floresta de araucária, distribuídos na área do parque, formam um potencial para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Leia mais: Parque Vila Velha terá programação em homenagem aos 70 anos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.