Menu
em

Liga de Futebol cogita dividir o Amador no próximo ano

César Roberto Pitela acumula 17 anos à frente da Liga de Futebol de Ponta Grossa. Foto: Arquivo DC

O Campeonato de Futebol Amador de Ponta Grossa pode ter novidade no formato de disputa do próximo ano. A Liga (LFPG) – responsável pela organização do certame – planeja retomar a fórmula com duas divisões: Série A e Série B. A informação foi confirmada pelo presidente César Roberto Pitela à reportagem.

De acordo com ele, a intenção é aprimorar o nível técnico das disputas e facilitar o encaixe de datas no calendário. “Não estamos comportando um campeonato com 17 equipes como foi neste ano. Chega no final da primeira fase e os times que estão na parte inferior da classificação começam a não comparecer e dão W.O. Só complica os demais”, expõe o presidente.

A intenção da Liga é pegar os oito classificados para o ‘mata-mata’ da temporada 2020 e mais quatro equipes que serão listadas via ranking para formar a Série A. Assim, a principal divisão teria 12 clubes no próximo ano.

Já a Série B receberá o restante dos inscritos. A tendência é ter ao menos seis participantes e, no máximo, 12. “Vão subir dois da Série B e serão rebaixados dois da ‘A’”, explica César Roberto Pitela.

Apesar de antecipar o planejamento da LFPG, o presidente pretende organizar as duas divisões somente no segundo semestre de 2021. O objetivo é não encavalar com o campeonato deste ano, que termina apenas em dezembro.

O formato será exposto pela Liga no Arbitral da próxima temporada e passará pela aceitação dos clubes envolvidos.

SUB-15 E MÁSTER

Os primeiros campeonatos de 2021 organizados pela LFPG serão das categorias Sub-15 e Máster (acima de 35 anos de idade). Ambos estão com inscrições abertas e arbitrais agendados para janeiro. A reunião do Máster ocorre no dia 15, enquanto o encontro do Sub-15 está programado para o dia 22. A expectativa da Liga é ter de 8 a 12 clubes em cada torneio.

Os dois eventos não foram realizados em 2020 por conta da pandemia. Por isso, a programação prevê para o primeiro semestre. Já a Série A e B do Campeonato Amador, além da categoria Sênior (acima dos 45 anos de idade), ficarão para a segunda metade do ano. O calendário oficial será divulgado nos próximos dias.

PANDEMIA

A tendência é que para o primeiro semestre a Liga de Futebol tenha que manter as restrições no campeonato por conta da circulação do coronavírus. Porém, César Roberto Pitela vê algumas incertezas no cenário.

“Não sabemos como vai ficar a situação. A gente espera que volte o público nos estádios. Só que nesse momento é impossível a gente dizer como vai ficar. Tudo vai depender da vacina e da nova gestão municipal”, argumenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile