Menu
em

Lei reserva vagas para mulheres em concursos públicos

O agressor foi condozido para a delegacia. Foto: Reprodução/PMPG

O governo municipal de Ponta Grossa sancionou a Lei nº 14.682/2023 que fala sobre a Política Municipal de Valorização das Mulheres na Área da Segurança Pública. O projeto de lei é da vereadora Joce Canto e foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a nova lei, a Prefeitura de Ponta Grossa deve reservar no mínimo 20% das vagas oferecidas nos concurso públicos na área de segurança para as mulheres.

Ainda deve promover a equidade entre homens e mulheres na ocupação dos cargos gerenciais e realizar pesquisas sobre o perfil das servidoras no ambiente de trabalho.

A lei ainda determina que a Prefeitura de Ponta Grossa deve incluir conteúdos relacionados à igualdade entre homens e mulheres nos cursos de formação e fornecer uniformes e equipamentos adequados para as guardas mulheres.

Justificativa

A justificativa do PL é que a Lei Federal nº 13.022/2014 determina que os governos municipais devem estabelecer prerrogativas para ocupação de cargos com um percentual mínimo para sexo feminino, promovendo a igualdade de gênero e a diversidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile