em

Lei prevê instalação de semáforos sonoros em Ponta Grossa

Entrou em vigor nesta semana, em Ponta Grossa, a lei municipal 13.388, que prevê a implantação de semáforos equipados com dispositivo sonoro de alerta ou mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual.

A necessidade desses equipamentos já era debatida há anos na cidade, antes mesmo da ampliação no número de semáforos para pedestres, o que ocorreu principalmente a partir de 2014. Mas a instalação em pontos de maior tráfego como a avenida Vicente Machado, algumas esquinas e diante de grandes estabelecimentos comerciais não contemplou semáforos que atendessem as necessidades de pessoas com deficiência visual.

Agora, a lei prevê que esses semáforos sejam substituídos gradativamente, na medida em que houver necessidade de substituição dos equipamentos atuais, priorizando as vias públicas com intenso fluxo de pedestres e veículos. A lei também exige que o entorno possua placas informativas e pisos táteis que facilitem sua identificação pelos pedestres e condutores de veículos.

A AMTT informou que, embora já existam estudos sobre a implantação na área central da cidade, ainda não existe definição sobre quais seriam as vias nas quais os itens seriam priorizados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.