Menu
em

Laudo técnico deve impedir queda de Chaminé das Indústrias Wagner

Município teme que ventos fortes possam abalar estrutura de monumento histórico

Foto da Chaminé das Indústrias Wagner, no Complexo Cultura Jovanni Pedro Masini, em Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa está contratando especialista para realização de laudo técnico de engenharia e projetos estruturais referentes ao monumento Chaminé Indústrias Wagner, localizado no Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini. O objetivo é evitar que estrutura possa cair com a força dos ventos, considerando a ação do tempo sobre a chaminé.

Estrutura é preservada como patrimônio histórico / Foto: Arquivo DC

Chaminé das Indústrias Wagner

Como justificativa para a contratação, a Fundação Municipal de Cultural revela, no processo que deu origem ao edital publicado em Diário Oficial desta terça-feira (31), que “o imóvel em questão trata-se de uma construção com mais de 60 anos, de tijolo maciço, em que está ocorrendo a degradação dos tijolos localizados na sua base, podendo haver desabamento dependendo da força dos ventos”. A chaminé fica entre a Biblioteca Pública Municipal e o Conservatório Musical.

Estrutura da base demonstra sinais claros de desgaste / Foto: José Aldinan

O investimento de R$ 28 mil será direcionado aos trabalhos realizados pelo Dr. João Amilton Mendes, mesmo engenheiro civil contratado para elaboração de laudo sobre o estado da Estação Paraná, edifício também histórico de Ponta Grossa e que aguarda restauro.

Indústrias Wagner

As Antigas Instalações das Indústrias Wagner, em Ponta Grossa-PR, foram inauguradas em 28 de setembro de 1943, tendo como ramo de produção compensados para a forma de concreto. Existe apenas uma estrutura em todo o complexo de prédios que um dia abrigou as Indústrias Wagner, que está no rol de tombamento: a chaminé. De acordo com a legislação municipal, a chaminé está definitivamente garantida por lei e não pode ser demolida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile