em

Lago de Olarias passa por testes estruturais

A Secretaria Municipal de Planejamento deu início a um teste estrutural no lago do futuro Parque de Olarias. A ação faz parte da última fase do projeto de infraestrutura ambiental, que deverá ser finalizada com o enchimento definitivo do lago.

A primeira etapa foi finalizada na metade de 2015, e contemplou a barragem e vertedouro da Rua Aldo Vergani. A segunda executou a barragem e vertedouro da Rua Ivo Mendes Barreto, e foi concluída no final do ano passado.

Já a terceira etapa foi subdividida em duas partes: a primeira fase formou o fundo da lagoa, com canais de drenagem, terraplanagem e criação de uma ilha. A segunda e última de todo o processo é a que está sendo executada. Ela está formando bordas e canais, o que inclui a execução de gabiões (estruturas de contenção), canais e galerias nas ruas próximas ao complexo, além do enchimento do lago.

As próximas etapas da obra são o arruamento e o paisagismo para criar a primeira parte do Parque. De acordo com o Planejamento, ambos os projetos estão encaminhados e devem ter o prosseguimento dos seus processos no decorrer do próximo ano.

Lago

O Lago de Olarias foi projetado nos anos de 1990. A primeira licitação foi realizada em 1997, mas a construção foi iniciada apenas em 2004 – e paralisada pouco tempo depois. Após 10 anos – em 2014 – as obras foram retomadas e divididas em três etapas principais.

Segundo o engenheiro fiscal do Lago, Luis Eduardo Striquer, o motivo da divisão foi diminuir o impacto no orçamento, já que não precisaria ser feito um investimento único, além de trazer mais segurança à execução.

Bordas e canais estão sendo instalados para o enchimento total do lago (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.