Menu
em

Jogos da Primavera são disputados por mil estudantes em PG

Foto: Fábio Ansolin

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deu a largada para a 66ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP). A competição que reúne jovens de Ponta Grossa e Região é considerada a mais antiga do Brasil no cerne estudantil. Até o dia 3 de outubro (domingo) pouco mais de mil alunos disputam troféus e medalhas. Em razão da pandemia, as modalidades remotas estão mantidas.

A organização dividiu os 1.077 atletas em sete modalidades presenciais e seis a distância. As primeiras são badminton, corrida rústica, ciclismo, basquetebol, futsal, futebol society e tênis de mesa. Já as remotas são aquelas disputadas por vídeo game ou computadores. Estão entre elas: futebol, League of Legends, Free Fire, Clash Royale, Counter Strike e xadrez.

Na atual edição participam atletas de nove cidades e 59 instituições de ensino. O atleta mais jovem tem sete anos de idade, enquanto o mais velho tem 72 anos completos.

Apesar da continuidade da pandemia, a coordenação demonstra satisfação com o número de inscritos. “Só por essa quantidade já podemos dizer que o evento está sendo um sucesso. Mostra que a comunidade estudantil e a comunidade esportiva da cidade e da região está esperançosa e ansiosa pela retomada dos Jogos da Primavera”, diz o professor Leandro Vargas, da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG.

A competição de ciclismo, por exemplo, marcou a volta ao Campus Uvaranas, que estava fechado para o público. “É com alegria que vemos o Campus cheio de pessoas, com todos os protocolos de segurança”, comemorou o reitor Miguel Sanches Neto, que esteve no evento.

Campeão

Alisson Moraes, que se prepara para o Campeonato Nacional de Ciclismo, faturou dois troféus nesta edição dos Jogos da Primavera: o bicampeonato na modalidade Mountain Bike e o Ciclismo de Estrada. É a segunda participação dele no evento que passou a contar com a categoria aberta.

“A minha primeira participação, no ano passado, foi contra o relógio. Foi bacana, mas não tem esse calor humano que tem o circuito”, comentou.

Protocolo

Por conta da pandemia de covid, a organização dos Jogos alterou o formato de disputas. O basquetebol é disputado com o desafio de habilidades, pelo qual os atletas exibem individualmente as técnicas e fundamentos do esporte.

Situação semelhante ocorre com o futebol society, disputado no modelo shootout, e com o futsal, apresentado no formato artilheiro 2×2. A intenção ainda é evitar o contato físico entre atletas. O comparecimento de público também não está autorizado.

“Somente estão autorizados a entrar nos locais de disputa os atletas, dirigentes, técnicos, comissão organizadora e a arbitragem”, explica o professor Leandro. Os atletas ainda precisam apresentar teste negativo para covid-19 ou comprovante de vacinação. Do contrário não podem participar do evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile