em

IPTU vence nesta sexta em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan/DC

O IPTU 2023 de Ponta Grossa vence nesta sexta-feira (31), tanto para quem vai pagar à vista, quanto para quem vai pagar parcelado.

À vista, há 15% de desconto no valor do imposto, enquanto que à prazo é possível fazer em 10 vezes – a primeira agora, até esta sexta (31), e as restantes sempre no dia 20, de abril a dezembro.

Os boletos começaram a ser distribuídos no início deste mês, mas apenas os da cota única ou primeira parcela foram impressos. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento terão que emitir os demais boletos no site do Portal do Contribuinte ou na Praça de Atendimento da prefeitura municipal.

Pagamento

O pagamento pode ser feito nas instituições bancárias conveniadas (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas) ou via PIX, em qualquer banco ou no Portal do Cidadão da Prefeitura, usando o QR Code que acompanha o boleto.

Outra opção – e novidade – será solicitar o envio dos boletos por WhatsApp. Neste caso, o contribuinte deve enviar uma mensagem para (42) 3220-1234 e fazer a solicitação. O número só aceita mensagens e será exclusivo para o envio de boletos do IPTU de Ponta Grossa, com atendimento via ChatBot, ou seja, mensagens automáticas robotizadas.

Conforme a secretaria da Fazenda, o IPTU 2023 conta com 180.269 cadastros. A expectativa é de uma arrecadação de mais de R$ 170 milhões, entre imposto e taxas.

Revisão do valor

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 30 de maio.

“O pedido de revisão pode ser feito tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura”, explica o secretário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.