em

Iplan sugere novo passeio público em bosque de Ponta Grossa

Área verde pertencente ao Município pode ser alvo de revitalização, caso proposta seja aprovada por Conselho

Área verde já contrasta com prédios do entorno / Foto: José Aldinan

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) sugeriu a revitalização de um bosque de Ponta Grossa, no Bairro Olarias, como medida compensatória para a construção daquele que deve ser o mais alto edifício da cidade. A informação consta no Processo 15/2020, que contempla o Estudo de Impacto de Vizinhança do empreendimento Superquadra Central.

De acordo com o parecer técnico preliminar emitido pelo Instituto, foram apontadas duas medidas mitigadoras para a instalação do prédio. A primeira delas consiste na apresentação de  projeto e execução de vias do entorno. A segunda é a revitalização de bosque localizado ao lado do empreendimento.

Imagem: Google Earth

A área verde de aproximadamente 6,3 mil metros quadrados* pertence ao Município, fica ao lado do Super Muffato Olarias, e pode ser vista a partir da Avenida dos Vereadores. Está localizada exatamente atrás de onde deve ser construído o Superquadra Central.

Bosque de Ponta Grossa

A indicação ainda será pauta de análise pelo Conselho do Iplan, que irá deliberar sobre a proposta e, se aprovada, detalhar de que forma se dará a revitalização do bosque. A sugestão inicial é que o local, que hoje não tem uso, mas exige preservação, seja recuperado para possibilitar a visitação pública.

Intenção é tornar o bosque um local para que a população possa frequentar / Foto: José Aldinan

“Uma das intervenções a ser realizada é a readequação da tubulação de águas pluviais presente no local. Ela se encontra no nível acima do solo e, por estarem em um local com vegetação abundante, não recebem a manutenção e cuidados adequados, apresentando vazamentos e escoamentos superficiais em épocas de chuva”, informou o Iplan, por meio de sua assessoria de imprensa.

Parque Linear

A abertura do bosque ao público possibilitaria ao Município a criação de mais um espaço destinado ao lazer, no prolongamento do Parque Linear. Em áreas próximas, entre os bairros Oficinas e Olarias, a população já conta com pista de caminhada, equipamentos de ginástica, parque infantil, pistas de skate, quadras esportivas e a Arena Multiuso.

Novo edifício deve ser erguido em terreno diante do bosque existente / Foto: José Aldinan

Prazos

Caso a medida seja aprovada pelo Conselho do Iplan, a empresa responsável pelo empreendimento – Grupo Philus – deverá apresentar um projeto de revitalização, que será apreciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) que deve aprová-lo. Será definido um prazo para execução que não deve exceder o prazo de finalização das obras do empreendimento. Embora as custas e as responsabilidades técnicas sejam do empreendedor, a obra de revitalização devem ser acompanhadas por um fiscal da prefeitura.

*Dados extraídos do Google Earth

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.