em

Inusitado: placa alerta para travessia de idosos em rua de PG

Foto: José Aldinan

Uma sinalização que não está no Código de Trânsito Brasileiro chama a atenção de quem trafega pela Rua Francisco Manoel da Silva, no Bairro Uvaranas, em Ponta Grossa. A placa improvisada, mas bem produzida, alerta para a travessia de idosos na via e pede cuidado aos motoristas.

A reportagem do DCmais esteve na região nesta sexta-feira (24) e descobriu que quem idealizou o aviso foi uma moradora das redondezas. Preocupada com a mãe e com os demais idosos que residem nas proximidades, ela solicitou a produção da placa por conta própria e posicionou em um poste que fica próximo do cruzamento com a Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda.

Alguns moradores informaram à reportagem que a região tem residências bastante antigas e os moradores estão por lá desde os primórdios do bairro. Em anos anteriores, o fluxo de veículos era baixo.

Nos dias de hoje, não só a Bispo Dom Geraldo Pellanda teve crescimento da circulação de veículos como também a própria Francisco Manoel da Silva. Isso porque ela se tornou continuação da Travessa Lotario Alfredo Schntzer, que faz parte do binário com a Avenida Carlos Cavalcanti.

Mudança na representação de idosos em placas de trânsito

A placa que alerta para a travessia de idosos lembra bastante as sinalizações do Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, há ‘um erro’ de atualização.

Em novembro do ano passado, o Contran alterou a imagem representativa de idosos nas placas. O órgão deixou de lado a pessoa curvada e com bengala, substituindo por ícone que representa uma pessoa em posição ereta, escrevendo ao lado a indicação de ’60+’.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.