em

Instituto Vida inicia projeto de musicalização

O Instituto Vida acaba de iniciar o seu primeiro projeto na área cultural. Um coral formado por crianças da escola Professora Zahira Catta Preta Mello, localizada na vila Cipa, no bairro de Oficinas, reúne 140 vozes para cantar e usar a música como forma de expressão. 

A seleção da instituição está relacionada à proximidade com um dos empreendimentos da construtora Prestes, mantenedora do Instituto Vida. Para Ana Martins, coordenadora de projetos culturais, promover o coral na escola Zahira é uma forma de beneficiar crianças que moram no condomínio Belas e oferecer a possibilidade que identifiquem novas habilidades, através da música. “Entendemos que este tipo de trabalho é capaz de fazer com essas crianças percebam o valor da escola não só como um espaço de aprendizado, mas também como um ambiente no qual possam aprender coisas novas”. 

Já para a maestrina Jucelia Ribeiro a justificativa do trabalho de um coral vai além. “A música estimula a criatividade, a linguagem oral, educa a voz e sensibiliza”, argumenta. Segundo ela, que possui vasta experiência em regência, este tipo de trabalho é capaz de desenvolver o espírito de grupo, a criatividade, a coordenação psicomotora, o ritmo, a sensibilidade e a socialização. A diretora da escola, professora Selma do Rocio Scortegagna, que concorda com as afirmações da maestrina vai além e destaca ainda que o trabalho é capaz de desinibir os alunos mais tímidos e descobrir talentos escondidos. Além disso, ela destaca que embora já exista a disciplina de musicalização, o fato dos alunos terem a experiência com uma profissional de fora, acompanhada de instrumento, faz com que os alunos vejam a atividade com outros olhos. 

Agora, o objetivo do Instituto Vida é expandir o projeto coral para outras escolas em regiões próximas a empreendimentos da construtora Prestes. O próximo bairro será em Uvaranas, com data ainda a ser definida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.