Menu
em

Instalação da ESA em Ponta Grossa volta a ser discutida em Brasília

A escola seria instalada em um terreno de 4,5 mil hectares no distrito de Itaiacoca (foto: arquivo AEN)

A possível instalação da sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro, em Ponta Grossa, voltou a ser discutida por deputados federais em Brasília. A informação foi confirmada para a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais pelo deputado federal, Sandro Alex.

“Voltamos a negociar. Estamos dizendo que Ponta Grossa está pronta para receber a base da ESA. Isso comprova que a nossa cidade sempre foi a melhor opção”, revela Sandro Alex.

O deputado federal se licenciou do cargo de secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná para voltar à Câmara dos Deputados neste final de ano. “Ficarei neste período de votações e LDO, mas se necessário estarei aqui pela briga da ESA e permanecerei o quanto for necessário”, explica o parlamentar.

Questões técnicas

O deputado estadual, Marcelo Rangel, também publicou um vídeo nas redes sociais que está na luta das negociações para que a base da ESA possa ser instalada em Ponta Grossa. “Por questões de problemas ambientais e liberações técnicas a base em Pernambuco ainda não foi instalada. Por isso, Ponta Grossa pode receber esse tão sonhado investimento da Escola de Sargentos”, comenta.

Rangel ainda ressalta que ele e o deputado federal, Sandro Alex, irão trabalhar junto com o governo estadual e federal para que Ponta Grossa seja escolhida para receber a base.

O Exército Brasileiro realizou reuniões na última semana e apontou que questões ambientais e jurídicas estariam adiando a instalação da base em Recife e, por isso, a possibilidade dela ser transferida para outra cidade começou a ser considerada.

Disputa pela base da ESA

A cidade de Ponta Grossa participou da disputa em 2021 para ter a base da ESA no município. A escola seria instalada em um terreno de 4,5 mil hectares no distrito de Itaiacoca, onde fica atualmente a Fazenda Modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em contrapartida, a Embrapa receberia uma área do Exército localizada no município vizinho de Palmeira.

Porém, em outubro de 2021 o Exército Brasileiro escolheu a cidade de Recife, no estado de Pernambuco, para receber a base da ESA.

A previsão do Exército Brasileiro é que sejam investidos R$ 1,2 bilhão para a instalação da escola na cidade escolhida e que deve receber até 2,4 mil alunos internos, além de professores e outros oficiais, somando quase 9 mil pessoas vivendo no local.

Em Ponta Grossa, no ano de 2021, Exército vistoriou local de possível instalações da Escola de Sargentos de Armas – ESA. (Foto: José Fernando Ogura/ AEN)

Leia mais: Prefeitura detalha como será nova UPA Uvaranas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile