Menu
em

Inmet emite alerta laranja de seca em Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

https://tts-app.ebc.com.br/media/tts/227387.mp3O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9), mais um alerta de perigo no Paraná devido à baixa umidade. Segundo o instituto, em cidades como Ponta Grossa a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%.

Em termos práticos, uma umidade relativa de 20% é baixa, o que pode causar secura no ambiente e na pele. À medida que a umidade cai para 12%, aumenta mais o risco a saúde e o conforto das pessoas, como dores de cabeça e enjoo.

Alerta laranja de calor em Ponta Grossa

Desde ontem o estado já estava em alerta laranja por onda de calor, com a temperatura 5ºC acima da média. O Inmet também informa que existem riscos de incêndios florestais e riscos à saúde na região, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Alerta de calor em Ponta Grossa – Foto: Inmet

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Além do Paraná, o alerta vale para os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.

Cuidados:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile