Menu
em

Ininterrupto, Fenata adota formato inédito na pandemia

Foto: Luciane Navarro/UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mantém em 2020 o Fenata como o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil. Apesar da pandemia da covid-19, o evento alcança a 48ª edição consecutiva. O formato é inédito, pois a plateia ficará em frente a computadores e celulares. A duração também está reduzida.

A programação oficial começa nesta quarta-feira (2) e segue até sexta (4). Nesse período, o Festival fará três transmissões ao vivo diretamente do Teatro Pax, em Oficinas. As lives poderão ser acompanhadas por meio das redes sociais oficiais da UEPG a partir desta quarta-feira.

“Fomos surpreendidos pela pandemia, o que nos impossibilitou o desenvolvimento do teatro no formato que estamos habituados. Assim, nos vimos obrigados a promover ajustes nesta edição do Fenata. A realização de um concurso foi uma oportunidade para que os dramaturgos com textos inéditos sejam valorizados, com as produções premiadas e publicadas”, destaca a diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi.

A abertura do Fenata contará com a premiação dos vencedores e com a roda de conversa “A cena dramatúrgica brasileira”, realizada pelos jurados Gilvan Balbino, Fabiana Monsalu e Rafael Camargo.

Os ganhadores foram escolhidos em três modalidades: três textos venceram na categoria Nacional, dois na Regional e dois na Paranaense. Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso.

Dentre os candidatos nacionais participaram autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Os candidatos vitoriosos receberão R$ 3,4 mil e farão parte do livro “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que será finalizado em abril de 2021.

Na transmissão do dia 3 de dezembro (quinta-feira), a atriz Juliana Fatichi fará uma contação de história com o tema “O cotidiano na pandemia”.

No último dia, o encerramento será com a conferência “Por trás da cena: pequena antologia da dramaturgia brasileira”, mediada por Gilvan Balbino, com participação do ator e dramaturgo Luís Mello, que neste ano atuaria na telenovela “Nos Tempos do Imperador”, da Rede Globo – com produção interrompida pela pandemia.

Transmissão inclusiva

Todas as transmissões do 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata) acontecerão a partir das 19h, nas redes oficiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As lives contarão com um intérprete de libras em todos os dias do evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile