em

Iniciativa busca informações sobre imóveis antigos de PG

Os imóveis estão localizados na Avenida Carlos Cavacanti, bairro de Uvaranas, sentido bairro- Foto: José Aldinan

A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC) realiza uma pesquisa exploratória junto à população de Ponta Grossa acerca de dois imóveis antigos localizados na Avenida Carlos Cavalcanti, bairro de Uvaranas. O objetivo é buscar informações sobre o histórico dos prédios que já se encontram em estado avançado de deterioração.

“Para que haja o tombamento dos imóveis é preciso que tenhamos informações sobre eles. Por isso que nós precisamos fomentar o debate na sociedade. O levantamento pretende colaborar no projeto de tornar as casas parte do patrimônio tombado de Ponta Grossa. Se as pessoas demonstrarem interesse, vamos ver quais são os caminhos possíveis para o tombamento”, explicou Brendo Francis Carvalho, doutorando em Geografia na UEPG e segundo secretário da APPAC.

As memórias sobre os dois imóveis podem ser relatadas em um site criado pela entidade justamente para essa finalidade. “É importante movimentar a população para temas como patrimônio cultural, pois, no ano passado, várias casas foram demolidas e/ou não foram tombadas e a população sequer soube o que aconteceu”, destacou.

Tombamento

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, disse em entrevista ao Diário dos Campos, no final de novembro, que processos de tombamento são complexos, exigem análise minuciosa de documentos e informações relacionadas a cada caso, o que torna difícil que ocorra a efetiva preservação. Alguns imóveis, por exemplo, estão há duas décadas aguardando votação. Cerca de 30 edificações encontram-se nesta listagem.

“Não há prazo legal para que seja decidido o tombamento. O inventário existe até que seja possível levantar histórico consistente do imóvel a ser analisado”. Na prática, segundo ele, isso acaba permitindo que a análise de um imóvel demore mais de 20 anos para ser concluída.

Participe As informações sobre os imóveis podem ser detalhadas através do formulário

DCMAIS IMÓVEIS #27: PRM EMPREENDIMENTOS

PG tem mais fogo em imóveis que outras grandes cidades

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.