em

Inflação de Ponta Grossa é a menor dentre as maiores do PR

O fato é referente ao Índice de Preços Regional do Paraná – Alimentos e Bebidas acumulado em 12 meses

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Ponta Grossa registrou a menor inflação acumulada nos últimos 12 meses dentre as seis maiores cidades do Paraná. Localmente o índice foi de 3,57% de maio de 2022 a abril de 2023 – taxa que chegou a até 5,82% em outros municípios, como Maringá, por exemplo.

Os dados são do Índice de Preços Regional do Paraná – Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas), levantamento feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Segundo ele, no mesmo período a média foi de 4,63% no estado.

Já na variação acumulada do ano, Ponta Grossa registra uma inflação de 1,07%, superior às de Curitiba (0,33%) e Foz do Iguaçu (0,6%), mas ainda inferior à média estadual (1,33%).

Abril

Em abril, todos os municípios paranaenses que compõem o IPR – Alimentos e Bebidas observaram leve aumento nos preços, o que resultou em uma alta de 0,93%. As maiores altas foram as do tomate (24,41%), da batata-inglesa (18,68%) e do leite integral (3,67%), enquanto que observou-se queda nos preços de maçã (-5,11%), laranja pera (-5,55%) e, a maior de todas, de óleo de soja (-6,77%).

Em todos os casos, tanto das altas, quanto das baixas, o motivo são fatores agrícolas relacionados aos períodos de safra, segundo o Ipardes.

Indicador

O IPR utiliza os registros fiscais da Receita Estadual do Paraná. O Ipardes faz uma média de 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao mês emitidas em 366 estabelecimentos comerciais de diferentes portes localizados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu para o cálculo da inflação.

Os 35 produtos avaliados foram definidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Paraná e representam cerca de 65% das compras de alimentos e bebidas dos paranaenses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.