Menu
em

Indústrias de Ponta Grossa geraram 214 novas vagas em um mês

O dado é referente à diferença entre as contratações e as demissões realizadas no mês de maio e foi divulgado nesta terça-feira (28) pelo Governo Federal

No setor industrial, o destaque foi a fabricação de eletrodomésticos (Foto: Arquivo DC)

Apenas no mês de maio as indústrias de Ponta Grossa geraram 214 novas vagas de emprego, número proveniente da diferença entre as admissões e os desligamentos ocorridos no período. 

Os destaques são os segmentos de fabricação de eletrodomésticos, que contratou mais do que demitiu 42 trabalhadores, fabricação de produtos químicos e metalurgia (35 novas vagas cada), fabricação de móveis (28) e fabricação de bebidas e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (21 novos postos de trabalho cada).

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, que leva em conta a movimentação de trabalhadores formais e foi atualizado nesta terça-feira (28).

Maio

Somando as novas vagas da indústria às dos outros setores, no total Ponta Grossa fechou o mês de maio com 156 novas vagas de emprego. Além da indústria, que gerou 214 novas oportunidades, os serviços geraram 60, a agropecuária 30 e o comércio 24.

Na contramão, a construção voltou a demitir mais do que contratar. Após o “respiro” de abril, que após 13 meses foi o primeiro a registrar saldo positivo para o setor, em maio foram extintos 172 postos de trabalho formais.

Acumulado do ano

De janeiro a maio deste ano a cidade acumula 1.127 contratações a mais do que demissões. O destaque é do setor de serviços (+1.208), seguido – de longe – pela indústria (+449), comércio (+144) e agropecuária (+100). A construção acumula -774 vagas.

Até então, o melhor mês do ano foi fevereiro (+633 vagas), seguido de abril (+386), maio (+156) e janeiro (+111). Março foi o único negativo, com -159 postos de trabalho formais.

Paraná

No comparativo entre as cinco maiores cidades do Paraná, Ponta Grossa, a quarta mais populosa, é a que registra o menor desempenho, tanto no ano, quanto no mês.

Em todo o estado, no mês de maio foram geradas 13.894 oportunidades, que chegam a 75.990 no acumulado do ano.  

Os melhores resultados do ano são de Curitiba (20.307), Maringá (3.721), Cascavel (3.512), S. J. dos Pinhais (3.080) e Toledo (2.651).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile