em

Impulsionado por materiais de construção, comércio de Ponta Grossa acumula melhor desempenho regional do estado

Dados da Fecomércio apontam que nos nove primeiros meses do ano as vendas locais tiveram a menor queda entre todas as regiões do Paraná

Foto: Arquivo DC

Comparando as vendas do comércio das seis grandes regiões do Paraná, a de Ponta Grossa foi a que que menos sofreu durante esse ano. De acordo com dados divulgados nesta segunda (30) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), nos novo primeiros meses desse ano o varejo local teve o melhor desempenho estadual, ainda que negativo: a queda nas vendas foi de 2,93%, abaixo da média paranaense (-6,92%) e das outras regiões pesquisadas.

O pior resultado é acumulado pela região de Maringá (-15,95%), seguida pela região Oeste (-8,81%), Londrina (-8,25%), Sudoeste (-5,49%) e Curitiba e região metropolitana (-4,63%).

Entre as atividades econômicas do comércio, a que mais se deu bem durante 2020 na região de Ponta Grossa foi a dos materiais de construção, que somou alta de 4,56% nas vendas, seguida dos supermercados (+2,39%) e autopeças (+,037%). O restante sofreu baixas; a pior foi no setor de calçados (-50,17%), além das livrarias e papelarias (-30,95%), vestuário e tecidos (-18,07%), combustíveis (-8,5%), óticas e cine-foto-som (-4,11%) e farmácias (-2,6%).

Todas as variações comparam as vendas de janeiro a setembro de 2020 ao mesmo período de 2019 e dados regionais dos setores de móveis, decorações e utilidades domésticas, concessionárias de veículos e lojas de departamento não foram consolidados pela pesquisa da Fecomércio.

Tabela: Fecomércio PR

Setembro

Em setembro de 2020 as vendas tanto da região de Ponta Grossa, quanto do total estadual foram melhores do que as do mesmo mês do ano anterior. Enquanto que o estado a variação foi de +3,21%, localmente a alta foi de 6,07%. Segundo a Fecomércio PR, foi o primeiro mês após a pandemia em que o faturamento do varejo ultrapassou o do ano passado.

Tabela: Fecomércio PR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.