Menu
em

Imóvel invadido por fusca pode ser tombado como patrimônio em PG

Lambrequins destacam arquitetura singular de imóvel em madeira

Fusca caiu em jardim de residência em julho de 2021 / Reprodução Google

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac) declarou, por meio de edital, o tombamento preliminar de três imóveis no Centro da cidade, tendo por objetivo sua preservação arquitetônica ou histórica. Em meio a três endereços está um imóvel invadido por fusca, que foi foi notícia em 2021 em função do acidente. A preservação, no entanto, está atrelada à sua arquitetura, e não ao acidente ocorrido há cerca de um ano.

Imóvel de madeira com lambrequins foi fotografado pelo Street View junto do fusca azul / Reprodução Google

Imóvel invadido por fusca

Na ocasião, o automóvel desceu a Rua 12 de Outubro e atingiu o gradil da residência, na Rua Theodoro Rosas, 64. A situação chamou a atenção por dois motivos: primeiro porque o veículo caiu no jardim da casa, e o condutor ficou gravemente ferido, precisando ser internado. O veículo teve que ficar no local por vários dias. Em segundo lugar, porque o fusca azul e a fachada da casa de madeira com lambrequins formaram um conjunto curioso, que acabou eternizado pelo Google Street View (confira aqui).

Imóvel na Sete de Setembro está em tombamento preliminar / Reprodução Google

Os outros dois imóveis também incluídos em inventário tiveram o tombamento preliminar aprovado e passam agora pela análise para tombamento definitivo. Na Rua Sete de Setembro. 1.287, esquina com Rua Theodoro Rosas, a proposta é de tombamento de imóvel com características modernistas. Outro imóvel é a Praça Marechal Floriano Peixoto, cuja proposta é manter a atual constituição (calçadas, monumentos, jardins etc.) como forma de proteger sua história, atrelada ao crescimento e desenvolvimento de Ponta Grossa.

Marechal Floriano Peixoto pode ser primeira praça tombada pelo Compac em Ponta Grossa / Arquivo DC

Agora está aberto o prazo para os proprietários apresentarem impugnação, com seus argumentos, caso tenham interesse. Caso não sejam aprovados os pedidos, acontecerá a sessão pública de tombamento dos imóveis.

Serviço: Imóveis em análise para tombamento

– Rua Theodoro Rosas, nº 64.

– Rua Sete de Setembro, nº 1.287, esq. Rua Theodoro Rosas.

– Praça Marechal Floriano Peixoto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile