em

Imóvel invadido por fusca pode ser tombado como patrimônio em PG

Lambrequins destacam arquitetura singular de imóvel em madeira

Fusca caiu em jardim de residência em julho de 2021 / Reprodução Google

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac) declarou, por meio de edital, o tombamento preliminar de três imóveis no Centro da cidade, tendo por objetivo sua preservação arquitetônica ou histórica. Em meio a três endereços está um imóvel invadido por fusca, que foi foi notícia em 2021 em função do acidente. A preservação, no entanto, está atrelada à sua arquitetura, e não ao acidente ocorrido há cerca de um ano.

Imóvel de madeira com lambrequins foi fotografado pelo Street View junto do fusca azul / Reprodução Google

Imóvel invadido por fusca

Na ocasião, o automóvel desceu a Rua 12 de Outubro e atingiu o gradil da residência, na Rua Theodoro Rosas, 64. A situação chamou a atenção por dois motivos: primeiro porque o veículo caiu no jardim da casa, e o condutor ficou gravemente ferido, precisando ser internado. O veículo teve que ficar no local por vários dias. Em segundo lugar, porque o fusca azul e a fachada da casa de madeira com lambrequins formaram um conjunto curioso, que acabou eternizado pelo Google Street View (confira aqui).

Imóvel na Sete de Setembro está em tombamento preliminar / Reprodução Google

Os outros dois imóveis também incluídos em inventário tiveram o tombamento preliminar aprovado e passam agora pela análise para tombamento definitivo. Na Rua Sete de Setembro. 1.287, esquina com Rua Theodoro Rosas, a proposta é de tombamento de imóvel com características modernistas. Outro imóvel é a Praça Marechal Floriano Peixoto, cuja proposta é manter a atual constituição (calçadas, monumentos, jardins etc.) como forma de proteger sua história, atrelada ao crescimento e desenvolvimento de Ponta Grossa.

Marechal Floriano Peixoto pode ser primeira praça tombada pelo Compac em Ponta Grossa / Arquivo DC

Agora está aberto o prazo para os proprietários apresentarem impugnação, com seus argumentos, caso tenham interesse. Caso não sejam aprovados os pedidos, acontecerá a sessão pública de tombamento dos imóveis.

Serviço: Imóveis em análise para tombamento

– Rua Theodoro Rosas, nº 64.

– Rua Sete de Setembro, nº 1.287, esq. Rua Theodoro Rosas.

– Praça Marechal Floriano Peixoto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.