em

Imóvel histórico do clube polonês será reformado e locado

O imóvel do antigo Clube Sociedade Polonesa Renascença, localizado no Centro de Ponta Grossa, deve passar por um processo de reforma e restauro nos próximos meses. A associação entrou em contato com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) e obteve a autorização para que o imóvel seja alugado para uma empresa, a qual ficaria responsável pelas obras, garantindo que seja mantida a fachada e a volumetria (estrutura de paredes laterais e altura) originais.

De acordo com o gestor do clube, Gary Dvorecky, não havia recursos financeiros para que a associação realizasse uma obra desse porte. A terceirização foi a saída encontrada. Pelo contrato, a empresa irá executar os serviços, e as despesas serão abatida do valor do aluguel durante 20 anos.

“Já foi arrancado todo o material deteriorado, incluindo as paredes que corriam o risco de cair. O imóvel será transformando em escritório. Hoje a empresa interessada tem sua parte administrativa descentralizada, em pequenos lugares. Eles vão reformar e alugar o espaço por esse tempo”, explica. Os itens de valor histórico e cultural que ainda estavam no prédio foram retirados, e serão mantidos em um espaço no próprio imóvel, após terminada a reforma. Dentro de duas décadas, o imóvel voltará a ser do clube.

Segundo Anderson Murilo Rodrigues, diretor da empresa, que atua no ramo de planos funerários, o imóvel ficou muito tempo sem manutenção, o que faz com que a obra exija cuidados especiais. Na parte interna, a intenção é trabalhar com uma estrutura metálica, garantindo que o aspecto arquitetônico da fachada e laterais seja preservado. Ao contrário da especulação de que o espaço seria uma funerária, ele garante que o local será destinado a escritórios. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.