Menu
em

IMM promove palestra sobre saúde sexual para atletas

Foto: Divulgação IMM

O Instituto Mundo Melhor realizou nesse mês uma palestra educativa sobre saúde sexual para os jovens da categoria de base do Operário Ferroviário, sub-17 e sub-20. A responsável por ministrar a palestra foi a enfermeira obstetra, Ana Cláudia da Silva Oleniki.

Durante a oficina, a palestrante abordou assuntos como autocuidado, proteção, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, com o objetivo de promover o entendimento dos jovens sobre sexualidade e os cuidados que precisam ter em relação a vida sexual.

“A educação sexual é uma questão de saúde pública e ensino básico, que anda controversa em nosso país. Mas a educação sexual vem com o intuito de esclarecer e informar sobre qualquer coisa relacionada ao corpo e ao sexo de forma natural”, afirma a pedagoga das categorias de base, Maria Kauana Bueno de Almeida.

Barreiras

A enfermeira ressalta que falar sobre sexo e sexualidade não é um assunto muito confortável para algumas pessoas. “O sexo e a sexualidade são temas que geram muitos mitos, vergonha, preconceito e a falta do conhecimento sobre o assunto faz com que as pessoas evitem essa abordagem”, completa.
Ela destaca que, cada fase da vida tem suas peculiaridades e devem ser abordadas com distinção.

Falar sobre sexo e sexualidade exige uma abordagem científica com domínio apropriado, para que leve o autoconhecimento corporal e psíquico do ser humano, bem como a legislação vigente, seus direitos e deveres em relação à saúde. Eu acredito que a educação e a orientação provenientes de ações como esta podem mudar o futuro da população”, enfatiza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile