Menu
em

Igrejas definem novas estratégias para celebrações

O novo decreto emitido pelo governo do Estado, na última segunda-feira (30), considerou que as atividades religiosas são consideradas serviços de interesse público. A medida pegou de surpresa as igrejas que agora definem estratégias de como poderão ser realizadas as celebrações. De acordo com o decreto, agora estão permitidas celebrações de qualquer natureza, desde que sejam seguidas as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Segundo Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa, a igreja católica continuará mantendo, até o dia 4 abril, as mesmas determinações que constam no decreto da diocese, que abrange 17 municípios, emitido em 17 de março. Uma das definições é de que as igrejas matrizes continuem abertas desde que estejam bem arejadas e limpas.

O comunicado da Diocese prevê ainda que os atendimentos dos párocos, de forma individual, devem ser realizados com toda a cautela necessária e as celebrações continuarão sendo restritas, com transmissão pela internet. Em Ponta Grossa, a igreja Guadalupe, no Núcleo Santa Paula, colou fotos dos fiéis nos bancos da paróquia.

Dom Sérgio, que está em isolamento em casa, informou que vai emitir, ainda nesta semana, um novo comunicado com novas orientações para a Semana Santa e para os 50 dias do Tempo Pascal. "A orientação da nossa igreja é que não aconteçam reuniões e nem missas que reúnam grande número de pessoas. Eu insisto para quem é idoso para rezar em casa e mande alguém mais jovem aos mercados e farmácias. Você fique em casa, como eu estou fazendo", disse o bispo.

O pastor Everton Gustavo Wrasse, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) de Ponta Grossa, informou que toda a liderança estaria reunida, virtualmente, na noite de terça-feira (31), para tratar dos próximos passos que a igreja irá seguir. "Com toda certeza, esse decreto vem nos auxiliar para a tomada de decisões", destacou.

Igreja Guadalupe, no Núcleo Santa Paula, colou fotos dos fiéis nos bancos. (Foto: Naiane Jagnow)

 

Orientações

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), neste momento, as principais orientações para as igrejas são as mesmas para os restaurantes. "É necessário manter a distância de 1,5 metros, no mínimo, além dos cuidados com a higiene das mãos", informou a assessoria da pasta.

Ainda nesta semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a importância de que as pessoas continuem mantendo o isolamento social e que sigam todas as medidas de segurança repassadas pelos estados.

Decreto estadual

A publicação do decreto estadual também ampliou a autorização de funcionamento para serviços de crédito e renegociação de crédito dos agentes financeiros integrantes do Sistema Paranaense de Fomento; a fiscalização do trabalho; atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia do coronavírus; atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas pelas advocacias públicas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços públicos; produção, distribuição e comercialização de produtos de higiene pessoal e de ambientes; serviços de lavanderia hospitalar e industrial.

A relação completa dos serviços essenciais podem ser conferidas no link https://dcmais.com.br/noticia/governo-do-parana-amplia-atividades-consideradas-essenciais-veja-o-que-pode-funcionar-normalmente

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile