em

IFPR e ACIPG debatem instalação de novo campus

Foto: Divulgação ACIPG

A ACIPG recebeu, em recente reunião de diretoria, os coordenadores do Instituto Federal do Paraná – unidade de Ponta Grossa. A comitiva buscou o apoio institucional da ACIPG para debater a instalação de novo campus na cidade.

Novo Campus

Embora já exista uma unidade de ensino do IFPR na cidade, instalada desde agosto de 2021 provisoriamente no espaço da UTF, a mesma está vinculada ao campus Curitiba, atualmente oferta 3 turmas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, contando com cerca de 100 estudantes.

Essas três turmas utilizam estrutura deficitária compartilhando um espaço com a Escola Estadual Iolando Taques Fonseca, com insuficiente acesso à internet, dificuldade na disponibilização de espaços de ensino, sem acesso à biblioteca e espaço para estudo individual. Os sanitários são inadequados para o uso, não existe um refeitório e não há subsídio para a merenda escolar no Restaurante Universitário da UTFPR. Além disso, o quadro de servidores é reduzido.

Pesquisa e inovação

Segundo o coordenador do Centro de Referência de Ponta Grossa – IFPR, Dr. Adriano Stadler, atualmente a cidade tem 46.387 estudantes matriculados no ensino fundamental e 13.088, no ensino médio. São 51 escolas de ensino médio, conforme dados do IBGE, de 2021.
“Portanto, uma escola técnica, que além do ensino, desenvolve pesquisa e inovação, é fundamental para a cidade, que possui, segundo o governo municipal, 1.200 empresas, instaladas no Parque Industrial”, diz.

Apoio

A abertura do campus também deve possibilitar o recebimento de orçamento federal, vagas de concurso e a ampliação das atividades de ensino e número de alunos. Segundo a presidente da ACIPG, Giorgia Bochenek, essa causa é digna de ser abraçada pela ACIPG, pois gera um benefício direto para toda a sociedade, por isso ela pediu o empenho de toda a diretoria para levarmos o pleito de instituição de um campus próprio para o Ministério da Educação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.