Menu
em

IAT vai vistoriar represa de Alagados e prevenir rompimentos

Estrutura da barragem irá passar por verificação de técnicos do IAT

Foto da Represa de Alagados, em Ponta Grossa

CRÉDITO: Arquivo DC

O Instituto Água e Terra (IAT) irá vistoriar a estrutura da barragem da Represa de Alagados, em Ponta Grossa, como forma de minimizar eventuais riscos de rompimento ou danos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A ação integra um programa do Governo do Estado que prevê fazer a vistoria em 1,2 mil barragens em todo o Paraná até 2024. Segundo o IAT, mas de 700 já passaram pela vistoria entre 2020 e 2021. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais buscou mais detalhes sobre o cronograma. Porém, de acordo com a Sedest, não é possível precisar uma data em que essa vistoria irá ocorrer.

Classificando a Represa de Alagados

A vistoria possibilitará classificar a barragem da Represa de Alagados quanto à Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA), e assim ter uma classificação final. O DPA leva em conta diversos fatores, como a existência de moradias próximas, o volume armazenado, dentre outros. Já a CRI considera o tipo de material utilizado no barramento, a idade da barragem, a manutenção, etc

“O plano de fiscalização irá acontecer em três etapas, até 2024. As barragens com prioridade a serem vistoriadas na primeira etapa, já em andamento, são aquelas que apresentam maiores lâminas d’água, localizadas em áreas urbanas e/ou as construídas em cascatas”, informou a Secretaria.

Contingência

Para o caso de algum desastre envolvendo este tipo de empreendimento, a Defesa Civil Estadual atua como o órgão de resgate e proteção às comunidades que residem no entorno de represas. “Cada localidade possui uma realidade específica daquela região, então isto nos ajuda a definir as melhores estratégias de evacuação para cada área no caso da ocorrência de algum acidente”, diz o chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile