em

HU reduz leitos ofertados para pacientes com covid-19

Hospital que conta com 70 leitos agora terá 62 para casos de covid-19

Foto da fachada do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informou, nesta sexta-feira (29), que irá modificar a estrutura de leitos ofertados para pacientes com covid-19, no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), a partir de segunda-feira (1º).

covid-19

Segundo a UEPG, a medida segue determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA-PR). Com base diminuição das taxas de ocupação dos leitos na macrorregião e o avanço da vacinação contra a doença, oito leitos de enfermaria para covid-19 serão remanejados para atendimento de pacientes clínicos e neurológicos.

Nessa quinta-feira (28), foram adicionados quatro leitos na clínica médica. Os outros quatro serão instalados na próxima quarta-feira (3) nas alas não-covid, após período de transição.

Dessa forma, a partir de segunda-feira, o HU-UEPG passa a contar com 62 leitos para covid-19 (04 leitos de emergência, 05 leitos de observação no Pronto Atendimento, 30 leitos clínicos e 23 leitos de UTI) e 108 leitos para outras enfermidades (06 leitos de emergência, 10 leitos de observação no Pronto Atendimento, 22 leitos de Clínica Médica, 50 leitos de Clínica Cirúrgica e 20 leitos de UTI).

A UEPG reforça a importância da vacinação e a manutenção dos cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos para o controle da pandemia.

Remanejamento

O último remanejamento realizado no HU ocorreu em 9 de outubro, quando houve a redução de 48 para 38 leitos clínicos e de 36 para 23 leitos de UTI. Desde então, houve aumento no percentual de ocupação, especialmente na UTI, onde a taxa permanece acima de 90% desde 11 de outubro, tendo ficado em 100% em pelo menos 10 dias. Na mudança prevista para a próxima segunda-feira, não há alteração no número de leitos de UTI, apenas no setor clínico, cuja ocupação chegou a 79% (30 leitos) na última terça-feira.

Leia também

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.